Conteúdo publicado há 1 mês

Piloto morre após queda de avião de pequeno porte na Bahia

Um avião de pequeno porte caiu em São Sebastião do Passé, na Bahia, na manhã de hoje. O piloto da aeronave, Jairo Souza, de 55 anos, morreu.

O que aconteceu

O bimotor caiu às margens da BR-110, nas proximidades da comunidade quilombola da Sereia. Moradores da região, a pouco mais de 60 km de Salvador, afirmaram ao UOL que um barulho de explosão foi ouvido após a queda. O avião havia decolado do aeroporto de Oscar Laranjeira, em Caruaru (PE).

O piloto, que morreu no local do acidente, era o único ocupante da aeronave. Chovia forte no momento da queda, informou a Polícia Militar. O avião pegou fogo após a queda, mas as chamas já foram controladas e a área permaneceu isolada no começo da tarde.

Bombeiros retiraram o corpo do piloto do avião. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia atuaram na ocorrência. O acidente aconteceu na zona rural do município de São Sebastião do Passé.

O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para a remoção e identificação do corpo. Policiais militares também estiveram no local, assim como agentes da Polícia Civil.

Ainda não há informações sobre a causa do acidente. Testemunhas informaram que a aeronave perdeu altitude, se chocou com o sole e pegou fogo em seguida.

Chuva forte e local de difícil acesso dificultaram trabalhos de averiguação. Em nota, a Prefeitura de São Sebastião do Passé disse que o lugar onde o avião caiu está com condições climáticas adversas. A gestão municipal também aguarda mais informações dos órgãos que fazem a análise preliminar da ocorrência.

Investigação foi aberta

 Testemunhas informaram que a aeronave perdeu altitude, se chocou com o sole e pegou fogo em seguida.
Testemunhas informaram que a aeronave perdeu altitude, se chocou com o sole e pegou fogo em seguida. Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros da Bahia
Continua após a publicidade

Avião estava em situação regular. A aeronave, modelo EMB-810C e matrícula PT-REY, foi fabricada em 1980 e tinha capacidade para cinco passageiros além do piloto.

Investigação aberta. Uma equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi enviada ao local. O órgão informou que busca fazer a investigação no "menor prazo possível".

Esquadrilha da Fumaça cancelou apresentação após o acidente. O esquadrão da FAB se apresentaria em Caruaru no próximo sábado (16) durante o evento Caruaru Aero Show. Em publicação nas redes sociais, o piloto Heitor Rodrigues, organizador do evento, disse que o Caruaru Aero Show foi adiado para abril.

Avião caiu na mesma cidade há exatamente 17 anos. Em 14 de março de 2007, outra aeronave, também um bimotor, caiu no mesmo município. O avião, de uma empresa de transporte de valores, caiu com R$ 5,6 milhões e as notas foram saqueadas.

São Sebastião do Passé tem 40.958 habitantes, segundo o Censo de 2022. A cidade tem uma área de 536 quilômetros quadrados, o equivalente a um terço do município de São Paulo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes