Conteúdo publicado há 27 dias

Vídeo mostra momento em que professor teria puxado faca em sala da Unicamp

Um vídeo anexado ao processo mostra o momento em que um professor teria ameaçado um aluno com faca em uma sala de aula na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ao UOL, a defesa do docente afirmou que as imagens foram editadas, e que ele agiu em legítima defesa.

O que aconteceu

Gravação das câmeras de segurança mostra o professor Rafael de Freitas Leão andando em direção a um estudante em outubro passado. O rapaz recua, cai no chão e chuta uma carteira para impedir que o professor se aproxime.

Vídeo foi anexado ao processo criminal contra o professor, em tramitação no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). O caso ainda não foi julgado.

O docente alega que se sentiu ameaçado pelos alunos que, segundo ele, estariam impedindo que ele desse aula por conta de uma paralisação estudantil. Ao UOL, o advogado de Leão, José Pedro Said Júnior, disse que os vídeos estão editados, e que o professor agiu unicamente em legítima defesa.

O professor disse ter sido empurrado pelo aluno, e machucado a cintura. Ele negou ter ameaçado os jovens, e afirmou que "apenas se defendeu, porque temia ser linchado". Segundo a representação do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), Leão portava quatro facas naquele dia.

Unicamp demitiu Leão nesta semana. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na terça (2), após uma comissão da universidade concluir que ele descumpriu o Estatuto dos Servidores com "falta disciplinar gravíssima". Ele era docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp e estava afastado das atividades acadêmicas desde que o dia seguinte à suposta agressão.

A defesa dos estudantes classificou a decisão da universidade como uma vitória do movimento estudantil. "A universidade reconheceu que ocorreu um ato que feria o regimento interno", disse o advogado Allan Cassoli.

Deixe seu comentário

Só para assinantes