Tornado passa por cidade do interior do Rio Grande do Sul; veja vídeo

Imagens mostram a passagem de um tornado por São Martinho da Serra, cidade a 313 km de Porto Alegre, no interior do Rio Grande do Sul (RS) neste sábado (27).

O que aconteceu

O tornado ocorreu em dia de instabilidade atmosférica no RS, informou o MetSul Meteorologia. Houve deslocamento de frente fria pelo estado, que causou chuva forte a intensa, com volume perto de 200 mm, na fronteira com o Uruguai. Também provocou queda de granizo e vendavais isolados.

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul confirmou a passagem do tornado. Informou ainda que tempestade associada a vento atingiu parte da área rural da cidade.

São Martinho da Serra fica em região sob alerta de perigo de tempestade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de que, a partir desta noite, há possibilidade de chuva, ventos intensos e queda de granizo.

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso vai até as 18h de segunda (29).

Região no Rio Grande do Sul tem alerta de perigo para tempestades
Região no Rio Grande do Sul tem alerta de perigo para tempestades Imagem: Reprodução/ Inmet
Parte do RS e SC tem alerta de perigo potencial para tempestade
Parte do RS e SC tem alerta de perigo potencial para tempestade Imagem: Reprodução / Inmet

Outras cidades também têm alerta. Elas ficam nas regiões do Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.

Região ao norte do RS e trecho de SC estão sob perigo potencial de tempestade. De acordo com o Inmet, entre hoje, a partir das 21h, e segunda (28), às 18h, há possibilidade de chuva, vento intenso, de 40 a 60 km/h, e queda de granizo.

Continua após a publicidade

Áreas em destaque. Segundo o Inmet, são: Serrana, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Norte Catarinense, Sul Catarinense e Centro Oriental Rio-grandense.

Deixe seu comentário

Só para assinantes