Guaíba volta a baixar a menor nível em 1 mês; mortes no RS sobem para 172
O nível do Guaíba em Porto Alegre voltou a baixar ao menor nível depois de um mês. Ontem (1º), o lago já tinha ficado pela primeira vez abaixo da cota de inundação. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também informou que subiu de 171 para 172 o número de mortos por causa das enchentes no Estado.
O que aconteceu
As águas do lago voltaram a baixar na manhã deste domingo (2). A régua instalada na Usina do Gasômetro mostrou que o nível do Guaíba caiu de 3,54 metros registrados ontem (1º) à noite para 3,48 metros por volta das 8h15 de hoje.
É a segunda vez que isso acontece desde 2 de maio. Naquela data, o Guaíba chegou a 3,69 metros e nunca mais ficou abaixo da cota de inundação, chegando ao recorde de 5,35 metros em 5 maio.
Mortos e feridos
Já são 172 mortos pela tragédia. Quarenta e duas pessoas estão desaparecidas, 806 feridas e 617,4 mil pessoas estão fora de suas casas. As forças de segurança do estado também já resgataram 77.873 pessoas e 12.543 animais. São 475 cidades afetadas, de um total de 497 - de acordo com boletim divulgado na manhã deste domingo.
Atualmente, 60 trechos estão bloqueados total ou parcialmente em rodovias, estradas, pontes e balsas. As operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho continuam suspensas por tempo indeterminado, assim como as do porto de Porto Alegre.
Tempo firme na maior parte do estado. Segundo previsão da MetSul Meteorologia, no final deste domingo pontos do Oeste, Sul e Campanha podem registrar chuvas. Já amanhã (3), o instituto destaca que uma frente fria de fraca atividade avança pelo estado, o que pode trazer chuva para a maior parte das regiões, mas de forma irregular e com baixos volumes.
Deixe seu comentário