Vídeo mostra cadeirante subindo escada do Metrô de joelhos no DF

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma pessoa com deficiência sobe as escadas de joelhos em uma estação do Metrô no Distrito Federal. O caso foi registrado na quarta-feira (5), no Terminal Samambaia.

O que aconteceu

As imagens mostram que o cadeirante sobe os degraus com dificuldade. Ao lado, também é possível ver que a escada rolante estava no sentido inverso, de descida.

Um outro homem ajuda a pessoa com deficiência. Ele tira as baterias da cadeira de rodas e as leva até o andar de cima.

O cadeirante Adriel Alves afirmou que estava retornando para casa e que funcionários não ofereceram ajuda. "Isso me chateou bastante, me senti humilhado nessa hora. É descaso, uma falta de treinamento deles", disse em entrevista à TV Globo.

O Metrô do DF informou que a segurança acionou a equipe da estação para reverter a escada e viabilizar a subida do homem. Mas esclareceu que o cadeirante não aguardou a resolução e seguiu para o mezanino. "Os empregados de segurança conduziram a cadeira até o mezanino", diz nota enviada.

Em relação ao elevador do local, o Metrô explicou que o equipamento estava danificado. "A manutenção da empresa já efetuou os reparos e o elevador já está operacional". "Ressaltamos que o Metrô-DF presta assistência especializada às pessoas com deficiência, acompanhando o seu embarque e desembarque, prestando o auxílio às pessoas idosas e com locomoção limitada", acrescentou a companhia.

Empresa diz que manutenção dos elevadores e escadas rolantes é feita mensalmente. "Todas as escadas e elevadores passam por manutenções preventivas, conforme orientação das fabricantes, e manutenções corretivas, conforme necessidades que surgem ao longo do dia. A companhia tem contrato com uma empresa que presta serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana".

O Metrô-DF informa que, atualmente, das 27 estações do sistema metroviário, somente as estações Estrada Parque e Concessionárias, ambas em Águas Claras, não possuem escadas rolantes, porém há elevadores. Nas demais 25 estações, a companhia possui escadas rolantes e elevadores. No momento, 4 equipamentos estão inoperantes: 108 Sul, Centro Metropolitano e Ceilândia Centro e Ceilândia terminal. A previsão para restabelecer todas é de até 15 dias, pois aguarda-se o recebimento de placas de comando, importadas, porém já em trânsito para Brasília. Os problemas foram causados por picos de energia que danificaram as placas.
Metrô do DF

Deixe seu comentário

Só para assinantes