Conteúdo publicado há 1 mês

RS tem alerta de perigo e previsão de novas chuvas para toda a semana

A chuva que voltou ao Rio Grande do Sul no fim de semana deve continuar pelo menos até a quinta-feira (20) na parte norte do estado.

O que aconteceu

Alerta de perigo para tempestades está em vigor. O aviso do Inmet vale até as 23h59 desta segunda-feira (17) para a região norte do estado, abrangendo os municípios de Ijuí, Caxias do Sul, Passo Fundo e Erechim.

Mais de 300 milímetros de chuva devem ser registrados na região de Campos de Cima da Serra até o fim da semana. A previsão é dos boletins meteorológicos do MetSul.

Rios têm potencial de cheia. As chuvas devem encher as bacias do Uruguai, Jacuí, Taquari, Sinos, Gravataí e Caí. Por causa disso, o estado está em alerta para o aumento do nível no Delta do Jacuí e no Guaíba nos próximos dias.

Apesar de fortes, as chuvas não devem ultrapassar os níveis históricos do mês de maio. Mesmo com registro de chuva todos os dias, as precipitações não serão constantes e darão espaço a momentos de melhoria do tempo. A alternância deve acontecer durante todos os dias no estado.

Deslizamentos e inundações no fim de semana

Força da chuva derrubou cabeceira de ponte provisória e fez a estrutura de uma igreja ruir minutos antes da missa
Força da chuva derrubou cabeceira de ponte provisória e fez a estrutura de uma igreja ruir minutos antes da missa Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Chuva do fim de semana causou deslizamentos e inundações. A cabeceira de uma ponte provisória que já tinha sido destruída pela chuva entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis foi danificada. A conclusão da obra de reconstrução da ponte foi adiada.

Em Dom Pedro de Alcântara, o salão de uma igreja desabou. Apesar do susto, não houve registro de feridos no local.

Continua após a publicidade

Instabilidade é causada por frente fria e centro de baixa pressão. Um bloqueio atmosférico na região deixa a frente fria semi-estacionária (se movendo pouco), o que contribui para a frequência do mau tempo em uma mesma área.

Deixe seu comentário

Só para assinantes