Massa de ar polar gela o Sul e SP: até quando vai o frio?
Boa parte do Centro-Sul enfrentou a primeira onda de frio do inverno de 2024. A queda nos termômetros quebrou o ciclo de dias quentes que se instalou no Brasil desde o início de maio, com recordes de calor registrados para o período. Com exceção de Porto Alegre, as capitais da região devem voltar a ter temperaturas mais altas entre terça e quarta-feira.
Até quando vai o frio?
Frio finalmente chegou a São Paulo. O domingo com baixas temperaturas na cidade foi causado pela chegada de uma forte massa de ar frio que avança pelo Sul do Brasil com o ar gelado de origem polar, segundo a Metsul.
Apesar de ser mais sentida em São Paulo, também houve queda de temperatura em outras partes do Sudeste e do Centro-Oeste. Ainda de acordo com o instituto meteorológico, trata-se de uma incursão de ar frio com trajetória continental, ou seja, que avança pelo interior do continente.
Essa massa de ar frio seguirá agindo e as temperaturas devem continuar baixas até esta terça-feira (2). Segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na capital paulista os termômetros devem registrar hoje mínima de 10ºC e máxima de 14ºC.
A partir de amanhã, as manhãs continuarão geladas na cidade, mas as temperaturas máximas voltarão a superar os 20°C. A mínima deve ficar na casa dos 12°C, enquanto as máximas podem chegar aos 23°C.
Até então, a região estava sob influência de um bloqueio atmosférico persistente, que não era rompido por frentes frias.
Gaúchos terão frio acentuado na chegada do fim de semana. Porto Alegre terá uma subida de temperatura discreta, com máxima de 20ºC na terça-feira, mas até sexta as máximas vão diminuindo, fechando a semana com apenas 13ºC, segundo o Climatempo.
Curitiba terá calor de 26ºC na quarta-feira, segundo o Climatempo.
Já o Rio de Janeiro volta a marcar 30ºC na quarta-feira e pode ter 32ºC na quinta.
*Com Estadão Conteúdo
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.