'Senti tontura e comecei a gritar': os relatos de quem sentiu tremor em SP

Reflexos do terremoto de magnitude 7,3 que aconteceu na noite de ontem (18), no Chile, foram percebidos na cidade de São Paulo. Moradores sentiram balanço nos prédios e nos itens de decoração das casas.

Mariana Queiroz, 36, é consultora de comunicação e mora na Santa Cecília, bairro na região central da cidade. Ela diz que, por volta das 23h, percebeu que algo estranho estava acontecendo. "Abri a porta para uma amiga e, quando voltei a sentar no sofá, me senti estranha, uma tontura", conta. Ela percebeu que os objetos de sua decoração estavam se movimentando.

Ouvi um barulho e todas as minhas plantas estavam se mexendo muito, balançando bastante. Uma, que é mais alta, estava batendo na parede.
Mariana Queiroz

Preocupada, ela foi olhar pela janela. "Percebi que o prédio estava balançando, mas foi rápido, frações de segundos. Comecei a gritar porque não sabia o que estava acontecendo", diz.

A amiga dela, que estava no mesmo apartamento, não sentiu os efeitos de maneira tão forte. "Ela me falou que só viu as roupas do varal balançando", diz Queiroz. Ela até pensou em evacuar o prédio, mas acabou desistindo.

"Achei que poderia ser algo relacionado ao metrô, um acontecimento sobrenatural, mas nunca um terremoto", conta ela. Ela ligou para pessoas que moram perto para saber se mais alguém tinha percebido, mas foi só no X (antigo Twitter) que descobriu que não era a única.

O músico Ricardo Marques, 35, estava na casa da sua mãe, na Vila Madalena, quando sentiu os tremores. "Estávamos vendo um filme em família. Minha mãe falou que não estava se sentindo bem. Minha irmã disse que nem ela. Elas sentiram uma tontura", diz.

O músico diz que sentiu algo estranho também e sua mãe, muito assustada, quis evacuar o prédio. "Ela pediu para descer, mas não achei que era necessário. Passou muito rápido", conta. Marques explica que foi mais uma sensação de ondulação e tontura do que de tremor.

Para além da capital

Cidades do ABC paulista e da Grande São Paulo, como Osasco, também foram impactadas pelos reflexos dos tremores. A arquiteta Vanessa Sant'Anna, moradora do bairro Vila Hollywood, em São Bernardo do Campo, estava deitada na cama, lendo um livro, quando percebeu que algo estava estranho no prédio.

Continua após a publicidade

Senti uma vertigem muito grande, como se as letras do meu Kindle estivessem balançando na tela. Achei que fosse algum problema de saúde comigo. Labirintite ou tontura.
Vanessa Sant'Anna

Ela descreveu a sensação como "intensa e rápida".

"Chamei meu marido na hora, mas achava que era um problema isolado. Só depois vi no grupo do condomínio uma movimentação muito grande e vários relatos de pessoas que sentiram o prédio tremer", contou Vanessa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.