Conteúdo publicado há 4 meses

Avião que caiu estava apto a voar e sem restrições, diz Voepass

A Voepass Linhas Aéreas, companhia aérea responsável pelo avião que caiu em Vinhedo (SP), afirmou que a aeronave estava sem nenhuma restrição de voo e com os sistemas aptos para a realização da operação.

O que aconteceu

O avião, modelo ATR-72, saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP). A aeronave caiu em Vinhedo (SP). "A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação", diz nota enviada ao UOL.

Aeronave foi fabricada em 2010. Avião estava se encontrava em condição regular para operar, com certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos. As informações são da Anac.

O voo tinha quatro tripulantes a bordo no momento do acidente. Ainda segundo a Anac, todos estavam devidamente licenciados e com as habilitações válidas. "A Anac continua monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa. Além disso, a Agência segue no acompanhamento dos desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos", diz nota enviada pela agência.

Aeronave levava 61 pessoas; não há sobreviventes

Um avião que saiu de Cascavel (PR) rumo a Guarulhos caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave levava 61 pessoas, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes, e não há sobreviventes.

Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware. O modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha capacidade para 68 passageiros.

Aeronave despencou quase 4 mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

Aeroporto de Cascavel está em contato com famílias de possíveis vítimas. Em nota, o Aeroporto Regional de Cascavel informou que a Voepass é o único órgão que tem informações oficiais sobre o caso. Já a companhia disse ter acionado todos os meios para apoiar os envolvidos e que "não há confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo".

Continua após a publicidade

Casas foram atingidas após a queda do avião da Voepass. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de São Paulo, que enviou uma equipe ao local. O Corpo de Bombeiros mandou sete equipes e confirmou que a queda ocorreu na rua João Edueta. Em imagens gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver o momento em que a aeronave despenca (veja acima).

Familiares podem falar com a companhia aérea por telefone. A Voepass disponibilizou o número 0800 9419712 para dar informações a parentes de passageiros ou colaboradores. O serviço funciona ininterruptamente, segundo a companhia.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.