Conteúdo publicado há 3 meses

Defesa Civil diz que 99,9% dos incêndios em SP são causados por ação humana

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, disse, nesta segunda-feira (26), que 99,9% dos incêndios no estado de São Paulo nos últimos dias foram causados por "ação humana".

O que aconteceu

Wolff comentou sobre os 31 inquéritos abertos pela Polícia Federal e disse que imagens de satélite serão utilizadas para identificar a origem dos incêndios. "Quando a Polícia Federal acha que há alguma coisa de provocação humana, esse inquérito é aberto e o processo corre", explicou.

O secretário citou dois fatores que contribuíram para o cenário no fim de semana: ausência de chuvas no estado até o sábado (24) e ventos que chegaram a 70 quilômetros por hora.

Defesa Civil de SP reportou poucos focos de incêndio na manhã desta segunda, informou Wolff. Segundo ele, a grande umidade proporcionada pelas chuvas no domingo (25) contribuíram para essa diminuição, apagando a maioria dos focos.

"Não quer dizer que vamos abrir a guarda", ressaltou o secretário. "Os focos que continuam, muito poucos, estão sendo combatidos no hoje", completou, ao citar o trabalho de helicópteros, de uma aeronave modelo KC-360, capaz de carregar até 12 mil litros de água por viagem, e de cerca de 500 homens do Exército brasileiro para realizar aceiro na região.

Segundo Wolff, 56 municípios paulistas informaram terem sido afetados pelos incêndios do fim de semana. Entretanto, não há ainda nenhum decreto federal de reconhecimento de situação de emergência provocada pelo fogo, já que é preciso que o município publique primeiramente o decreto local e, em seguida, comunique o estado.

O diretor de Controle do Desmatamento e Queimadas do Ministério do Meio Ambiente, Raoni Rajão, classificou os incêndios em SP como "situação anômala". "O que causa estranheza é o aumento repentino [de focos] em áreas relativamente distantes umas das outras", disse, ao citar que alguns municípios atingidos chegam a estar a dezenas ou mesmo centenas de quilômetros distantes uns dos outros.

*Com informações da Agência Brasil

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.