Avião da Gol fica segundos na pista e sobe: arremeter é uma manobra segura?
Um avião da Gol precisou arremeter ao pousar no Aeroporto de Guarulhos esta semana. O Boeing 737 Max fazia o voo G3 1809, que tinha saído de Recife (PE).
O que aconteceu
Ao se aproximar da pista de pouso, avião toca o solo de lado. A aeronave faz um balanço para a esquerda, e o contato das rodas com o asfalto gera uma nuvem de fumaça.
Depois de alguns segundos, o avião sobe novamente. Em seguida, efetua uma curva à direita para retornar à posição de pouso e aterrissar definitivamente.
A Gol informou que o procedimento seguiu os protocolos de segurança. Segundo a companhia, a aeronave pousou normalmente em seguida. "A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis de pista", disse.
Por que aviões arremetem?
Manobra é feita para aumentar a segurança e diminuir o risco de um pouso problemático. A medida é adotada quando, ao se aproximar para o pouso, o piloto do avião percebe que nem todas as condições de voo estão corretas para tocar o solo com segurança.
Os motivos para a arremetida são variados. Pode ocorrer por uma falha dos procedimentos, como velocidade ou altitude inadequadas para o pouso, ou por fatores externos, como mudança repentina do vento, objetos na pista ou mesmo orientação do controle de tráfego aéreo.
Embora cause desconforto entre os passageiros, ação é extremamente segura. Os pilotos são treinados para adotar a medida que, na prática, é basicamente subir com o avião e continuar voando. Não se trata de uma manobra arriscada.
Durante a carreira, um piloto faz inúmeros treinamentos de arremetida. Assim que inicia o curso de formação básica, o aluno faz suas primeiras arremetidas já nas primeiras aulas de voo. Mesmo com milhares de horas de experiência, o treinamento continua a ser feito nas constantes sessões de simulador que são obrigados a fazer.
O avião também está preparado para situações como essa. Quando decolam, as aeronaves já possuem combustível reserva para enfrentar um cenário assim, o que as permite voar por mais um tempo além daquele planejado. Depois de resolvido o motivo que impediu o pouso, a aeronave segue para mais uma tentativa de aterrissagem. Se ainda não for possível pousar, é possível mudar de aeroporto para que se faça um pouco seguro.
Como a arremetida é feita?
Piloto abandona procedimentos de descida e volta a ganhar altitude com o avião. Para isso, é preciso aumentar a potência dos motores (acelerar o avião) e levantar o nariz do avião para ele subir novamente. Além disso, o piloto precisa recolher o trem de pouso e fazer outras mudanças nas configurações, como posicionamento dos flapes, por exemplo.
*Com informações da coluna Todos a Bordo, publicadas em 31/07/2018 e 27/02/2022
Deixe seu comentário