Topo

Copiloto da Voepass mencionou 'bastante gelo' minutos antes de queda

Do UOL, em São Paulo e Brasília

06/09/2024 19h51

O copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva falou em "bastante gelo" minutos antes da queda do avião da Voepass, que matou todas as 62 pessoas a bordo em 9 de agosto, em Vinhedo (SP).

O que aconteceu

A declaração integra os áudios extraídos da caixa-preta da aeronave. Fala do copiloto foi divulgada nesta sexta-feira (6) pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

A fala do copiloto foi feita um minuto e nove segundos antes da perda de controle da aeronave. Segundo o relatório preliminar do Cenipa, o copiloto relatou que havia "bastante gelo" às 13h20. O controle da aeronave foi perdido 69 segundos depois, e ela ingressou em uma atitude de voo anormal até colidir contra o solo.

Relacionadas

Antes, o piloto Danilo Santos Romano havia comentado sobre uma falha no sistema antigelo da aeronave. Porém, essa suposta falha ainda será apurada durante a investigação.

Cerca de 16 minutos após a decolagem, o detector eletrônico de gelo exibiu um sinal de alerta. Os pilotos, então, acionaram o sistema antigelo. Segundo o reporte inicial, um alarme único foi ouvido na cabine e os tripulantes comentaram na sequência sobre a ocorrência de uma falha no sistema.

O relatório também mostra que o sistema antigelo foi ligado três vezes pelo piloto durante o voo. A FAB informou que os detalhes do reporte inicial foram apresentados primeiramente às famílias das vítimas.

O Cenipa confirmou que a aeronave estava certificada para voo em condições de gelo e os pilotos eram habilitados para essa condição. O órgão ainda constatou que as informações meteorológicas disponíveis apontavam para uma previsão de gelo severo na rota do voo.

O reporte inicial revela que uma das "packs" do avião - responsáveis pela pressurização, climatização e regulagem do ar - estava inoperante. Porém, o Cenipa ressaltou que isso não impede o voo, desde que os procedimentos sejam respeitados, como foi o caso no voo da Voepass.

Cenipa recuperou todos os dados e áudios das caixas-pretas da aeronave. Agentes do Cenipa analisam as atividades relacionadas ao voo, ambiente operacional e fatores humanos. São examinados componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.

Participaram da coletiva: o tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, investigador do Cenipa; brigadeiro do ar Marcelo Morena, chefe do órgão; e o coronel aviador Carlos Henrique Baldin, chefe da Divisão de Investigação do Cenipa.

Como ocorreu a queda?

Avião saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) com 58 passageiros e quatro tripulantes. Ele decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware.

Aeronave despencou 13 mil pés (4.000 metros) em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4.000 pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

Passageiros podem ter sido avisados. O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, responsável pela identificação das vítimas, afirmou no mês passado que a preservação das mãos da maioria dos passageiros mostra que eles podem ter sido alertados sobre a queda.

Casas de condomínio residencial foram atingidas após a queda. O Corpo de Bombeiros mandou sete equipes para a rua João Edueta. Em imagens gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver o momento em que a aeronave despenca.

A TV Globo divulgou informações registradas no gravador de voz do avião da Voepass. Ao perceber que o avião estava perdendo sustentação, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou ao piloto, Danilo Santos Romano, o que estava acontecendo naquele momento. O próprio copiloto afirmou que era preciso "dar potência" para impedir a queda, segundo a emissora.

Como era o avião?

Avião da Voepass Imagem: Divulgação/Instagram/@voepassoficial

O modelo ATR 72 era operado pela Voepass Linhas Aéreas e tinha capacidade para 68 passageiros. O Cenipa informou que a aeronave estava com a documentação em dia e autorizada a voar. O órgão responsável pelas investigações revelou também que os pilotos tinham o treinamento e as capacidades para operar a aeronave.

O CEO da Voepass, Eduardo Busch, destacou a experiência da tripulação. O comandante, Danilo Santos Romano, tinha 5.202 horas de voo. O copiloto, Humberto Campos de Alencar, acumulara 5.100 horas.

A companhia acrescentou que o avião passou por manutenção de rotina na noite anterior a queda. O trabalho foi realizado na base da empresa, em Ribeirão Preto (SP).

Quem eram as vítimas?

A lista com os nomes (veja abaixo) foi divulgada pela Voepass. Na noite de sábado, o Corpo de Bombeiros retirou os 62 corpos da aeronave. Todos foram levados para o IML (Instituto Médico Legal) Central, em São Paulo.

O IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo concluiu a identificação de todos os 62 corpos das vítimas da queda do avião. Todas as pessoas morreram devido ao impacto do avião com o solo. Com isso, mortes foram instantâneas por politraumatismo e, só depois, o avião explodiu. Apesar disso, corpos não foram completamente carbonizados.

Lista de passageiros

  1. Adriana Santos
  2. Adriano Daluca Bueno
  3. Adrielle Costa
  4. Alipio Santos Neto
  5. Ana Caroline Redivo
  6. Andre Michel
  7. Antonio Deoclides Zini Junior
  8. Arianne Risso
  9. Constantino Thé Maia
  10. Daniela Schulz Fodra
  11. Denilda Acordi
  12. Deonir Secco
  13. Diogo Avila
  14. Edilson Hobold
  15. Eliane Andrade Freire
  16. Gracinda Marina Castelo da Silva
  17. Hadassa Maria da Silva
  18. Hiales Carpine Fodra
  19. Isabella Santana Pozzuoli
  20. Jose Carlos Copetti
  21. José Cloves Arruda
  22. José Roberto Leonel Ferreira
  23. Josgleidys Gonzalez
  24. Joslan Perez
  25. Kharine Gavlik Pessoa Zini
  26. Laiana Vasatta
  27. Leonardo Henrique da Silva
  28. Liz Ibba Do Santos
  29. Lucas Felipe Costa Camargo
  30. Luciani Cavalcanti
  31. Luciano Trindade Alves
  32. Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
  33. Maria Parra
  34. Maria Valdete Bartnik
  35. Mariana Belim
  36. Mauro Bedin
  37. Mauro Sguarizi
  38. Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
  39. Nelvio José Hubner
  40. Paulo Alves
  41. Pedro Gusson do Nascimento
  42. Rafael Alves
  43. Rafael Fernando dos Santos
  44. Raphael Bohne
  45. Raquel Ribeiro Moreira
  46. Regiclaudio Freitas
  47. Renato Bartnik
  48. Renato Lima
  49. Ronaldo Cavaliere
  50. Rosana Santos Xavier
  51. Rosangela Maria De Oliveira
  52. Rosangela Souza
  53. Sarah Sella Langer
  54. Silvia Cristina Osaki
  55. Simone Mirian Rizental
  56. Thiago Almeida Paula
  57. Tiago Azevedo
  58. Wlisses Oliveira

Lista de tripulantes

  1. Danilo Santos Romano, 35 anos.
  2. Debora Soper Avila, 28 anos
  3. Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
  4. Rubia Silva de Lima, 41 anos

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Copiloto da Voepass mencionou 'bastante gelo' minutos antes de queda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano