Conteúdo publicado há 2 meses

Copan: veja imagens do incêndio no edifício histórico do centro de SP

Imagens mostram o incêndio que atingiu o Edifício Copan, prédio histórico localizado no centro de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (3). Nove viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. Não houve vítimas ou feridos.

Veja imagens do incêndio no Copan

Bombeiros atuam para combater incêndio no Edifício Copan, localizado na Avenida Ipiranga, 200
Bombeiros atuam para combater incêndio no Edifício Copan, localizado na Avenida Ipiranga, 200 Imagem: Marcelo Ferraz/UOL
Siga UOL Notícias no
Copan foi evacuado com o auxílio das medidas de proteção contra incêndio do próprio edifício
Copan foi evacuado com o auxílio das medidas de proteção contra incêndio do próprio edifício Imagem: Marcelo Ferraz/UOL
Incêndio atinge o Edifício Copan, no centro de São Paulo
Incêndio atinge o Edifício Copan, no centro de São Paulo Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

O Copan

Com cerca de 115 metros de altura, tem 38 pavimentos, dos quais 32 reúnem mais de 1.000 apartamentos. Há, ainda, restaurantes, lojas e escritórios. O Copan é um dos maiores símbolos de São Paulo. As informações são do Estadão Conteúdo.

Projetado por Oscar Niemeyer e Carlos Alberto Cerqueira Lemos, o edifício está em processo de restauro na fachada frontal. Há cerca de uma década, uma tela recobre o prédio para a proteção de transeuntes.

O Copan começou a ser construído em 1952, quando Niemeyer já era um arquiteto renomado. O nome é uma sigla para Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, cuja proposta inicial incluía um hotel. O prédio começou a ser habitado em 1966, mas a obra foi totalmente concluída somente seis anos depois.

Continua após a publicidade

Ao longo dos anos 2000, teve problemas. Entre eles, de manutenção da fachada, como infiltrações, queda de pastilhas, descaracterização, desprendimento de concreto e até exposição da armadura, o que foi constatado em laudos e até denunciado a órgãos de patrimônio.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.