Conteúdo publicado há 2 meses

Sobe para 4 o número de mortos pela chuva em SP; 2 seguem desaparecidos

As fortes chuvas que atingem o estado de São Paulo desde a última quinta-feira (24) deixaram pelo menos quatro pessoas mortas, segundo a Defesa Civil de SP. Outras duas continuam desaparecidas.

O que aconteceu

Em Itapeva, um muro de uma obra desabou e atingiu uma mulher na quinta-feira (24), por volta das 18h. Ela foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada para a Santa Casa, mas não resistiu e faleceu no hospital.

Já em Itapira, uma árvore caiu sobre um veículo e causou a morte de um homem, de 37 anos, nesta sexta-feira (25). A cidade declarou estado de atenção após atingir o acumulado de 87,6 mm de chuva em 72 horas.

O corpo de uma mulher de 25 anos foi descoberto no final da tarde desta sexta, em Jundiaí, após a água baixar. Ela estava em um carro que havia ficado submerso.

Os bombeiros localizaram o corpo de um homem que foi arrastado pela enxurrada em Campinas. As buscas seguem para localizar outras duas pessoas, que seguem desaparecidas. Um motoboy de 37 anos caiu em um córrego perto da divisa dos municípios de Itapevi e Jandira. Um outro desaparecido também foi arrastado pela água em Campinas.

As autoridades ainda investigam as circunstâncias de outra morte em Itu. "As informações acerca da dinâmica dos fatos estão sob análise. O caso também foi registrado na delegacia de polícia da cidade", informou a Defesa Civil de SP.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou os maiores volumes de chuva entre às 8h de quinta (24) e 8h de sexta (25). Casa Branca (SP) foi a cidade brasileira com maior índice registrado, ficando em 93,8 mm. Bragança Paulista (SP), com 61 mm, e Bebedouro (SP), com 60 mm, completam as cidades do estado na lista.

Todo o estado segue em alerta para chuvas e ventos intensos até às 10h de sábado (26), segundo o Inmet. A Defesa Civil publicou algumas orientações de segurança durante as chuvas:

Continua após a publicidade

- Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;

- Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d'água e quiosques;

- No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;

- Evite tomar banho durante a tempestade;

- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;

- Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas;

Continua após a publicidade

- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;

- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.