Incêndio no Brás é o segundo de grandes proporções no bairro nesta semana
O incêndio que atingiu um shopping no Brás, na região central de São Paulo, nesta quarta-feira (30), é o segundo de grandes proporções em quatro dias.
O que aconteceu
No domingo (27), um prédio comercial no mesmo bairro também pegou fogo. As chamas só foram extintas após quase 12 horas depois.
O edifício da ocorrência no fim de semana fica na rua Doutor João Alves de Lima. Na ocasião, o incêndio ficou concentrado apenas em um andar e ninguém ficou ferido.
No caso desta manhã, o fogo se iniciou no Shopping 25 e se alastrou para imóveis vizinhos. A rua Barão de Ladário foi isolada e o Corpo de Bombeiros ainda tentam controlar as chamas. Ao todo, 65 bombeiros estão no local com 22 viaturas. A Polícia Militar, Defesa Civil e o Samu também atendem a ocorrência.
Lojistas perderam o dia de trabalho. Na rua Miller, que fica atrás do Shopping 25, os comerciantes que estavam abertos tiveram que fechar as portas após pedido da polícia, às 10h. Eles não sabem se poderão voltar amanhã. "É incalculável. A gente está em desespero sem saber se teremos o que vender", disse uma comerciante que possui loja em frente ao shopping.
Ruas ficaram cheias de mercadoria. Roupas e manequins ficaram espalhados pelo chão enquanto funcionários levavam o que podiam nas mãos ou com ajuda de carrinhos.
Perto do Shopping 25, funcionários das lojas aguardavam alguma orientação na calçada. Eles não foram dispensados pelos patrões nem podem entrar na loja. Duas funcionárias, que preferiram não se identificar, contaram ao UOL que retiraram algumas peças de jeans da loja em que trabalham, mas que a maior parte do estoque continua lá.
Três pessoas foram levadas para postos de saúde na região. Elas inalaram fumaça e estão em observação, com estado de saúde estável, informou a Defesa Civil. Duas estão no Hospital Tatuapé e uma na AMA Pari.
Moradores de um prédio ao lado do imóvel foram orientados a deixar suas casas. Comerciantes de imóveis vizinhos ao Shopping 25 estão retirando suas mercadorias do local.
Ruas foram bloqueadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os bloqueios acontecem na Rua Barão de Ladário com as ruas Oriente e João Teodoro; na Rua Júlio Ribeiro com a Rua Muller; na João Teodoro com a rua Monsenhor de Andrade e na avenida do Estado com a rua São Caetano. A companhia pede que motoristas evitem a região.
Mais de 10 linhas de ônibus tiveram itinerário alterado. Segundo a SPTrans, o bloqueio das vias atinge a rota das linhas 172U/10; 174M/10; 2105/10; 2123/10; 2161/10; 271F/10; 272N/10; 311C/10; 5144/10; 701A/10 e 119C/10.
Imóvel tem alvará que atesta segurança contra incêndios. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros está vigente, segundo consulta feita pelo UOL. Segundo a Defesa Civil,o certificado de segurança do shopping foi emitido pela prefeitura em 2022 e é válido até 2027.
"Equipes engajadas no combate", diz governador. Em nota, Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que chamas são combatidas de diferentes pontos da região.
Nossas equipes estão engajadas no combate ao fogo que atinge nesta manhã um shopping no Brás. Já temos 65 bombeiros empenhados nesta ação e 22 viaturas prestando apoio para combater as chamas em diferentes pontos da região. Felizmente, não há registro de vítimas.
-- Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) October 30, 2024
Deixe seu comentário