Topo

Não vejo condições de termos eleições no Amapá, diz Randolfe

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) - Diego Bresani/UOL
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) Imagem: Diego Bresani/UOL

Do UOL, em São Paulo

09/11/2020 09h31Atualizada em 09/11/2020 11h37

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou hoje que não vê condições para se realizar eleições municipais no Amapá no próximo domingo (15) diante do apagão que atingiu o estado na semana passada e do atual racionamento no fornecimento de energia.

"Não vejo condições de termos sessões eleitorais funcionado com o povo sem energia, com os amapaenses sem fornecimento de energia básica. O TRE [Tribunal Regional Eleitoral] informa que não tem urnas [eletrônicas] com bateria 24 horas. Podemos ter uma enorme abstenção com as circunstâncias que temos", disse o senador em entrevista ao canal GloboNews.

De acordo com Rodrigues, o estado vive uma "situação caótica", agravada pelo aumento de casos de covid-19 e pela falta de higiene básica para a população.

"A primeira circunstância que temos é um ambiente caótico de racionamento de energia e a segunda circunstância é que quando iniciou apagão, o Amapá estava com aumento grave do número de casos de covid. Imagine que nesses dias as pessoas ficaram sem condições de higiene nenhuma. Então soma-se a situação do apagão, a ausência de higiene e a crescente onda do coronavírus. Não vejo como as pessoas se concentrarem em outra coisa que não seja a sua sobrevivência", declarou.

O senador disse ainda que a coligação do partido entrou com pedido de adiamento das eleições do próximo domingo na Justiça Eleitoral. Segundo ele, a palavra sobre a realização ou não do pleito será dada pelo Ministério Público Eleitoral e o TRE.

Em nota na última sexta-feira (6), o TRE informou que a crise no fornecimento de energia no estado não afetará as eleições.

"Quanto às urnas eletrônicas, todos os equipamentos dispõem de bateria com autonomia suficiente para garantir o direito de voto do primeiro ao último eleitor de cada seção eleitoral", disse o órgão.