Topo

Após votar, Bolsonaro interage com moradores de Bento Ribeiro sem máscara

Jair Bolsonaro (sem partido) segura uma criança no bairro de Bento Ribeiro - WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Jair Bolsonaro (sem partido) segura uma criança no bairro de Bento Ribeiro Imagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/11/2020 12h05

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revisitou hoje suas raízes no Rio e teve uma rápida passagem por Bento Ribeiro, no subúrbio carioca, logo depois de votar em uma escola municipal situada na Vila Militar, em Deodoro, na zona oeste da cidade.

Bolsonaro interagiu com apoiadores e chegou a pegar uma criança no colo. Ele também posou para fotografias e cumprimentou policiais militares que estavam de guarda na região. Tudo isso sem máscara, item de proteção de uso obrigatório a fim de reduzir a chance de contaminação pelo coronavírus.

Em Bento Ribeiro, bairro de classe médio da zona norte, está localizada a casa em que Bolsonaro morava quando iniciou a sua carreira na política, no fim dos anos 80. O imóvel também foi utilizado por décadas como uma espécie de escritório eleitoral da família.

Depois que o capitão reformado do Exército chegou à Presidência, a estrutura passou a ser utilizada oficialmente por um dos filhos, Carlos Bolsonaro, vereador que concorre à reeleição neste ano pelo Republicanos.

Bolsonaro tem eleitorado cativo na região de Bento Ribeiro e adjacências. O bairro é vizinho à Vila Militar, complexo do Exército que reúne diversos quartéis e instalações da Força Armada.

Voto em silêncio

Por volta das 10h07 (de Brasília), Bolsonaro votou na seção eleitoral da Escola Municipal Rosa da Fonseca, dentro da Vila Militar. O governante permaneceu na seção por aproximadamente dez minutos e se retirou sem dar declarações.

Antes e depois do voto, o presidente se aproximou de apoiadores para rápidos cumprimentos. Um pequeno grupo aguardava a chegada do governante.

Por se tratar de uma agenda privada, o Planalto não divulgou quais serão os compromissos de Bolsonaro durante à tarde. A expectativa é que ele participe de um almoço com a família na cidade. O retorno a Brasília está previsto para 17h.

No Rio, além do próprio filho e de candidatos de origem militar ou que possuem relação pessoal ou alinhamento ideológico, Bolsonaro apoia o atual prefeito e concorrente à reeleição, Marcelo Crivella (PRB).

*Com informações da Estadão Conteúdo.