Topo

SP: substituição de urnas estende votação em Guarulhos e mais duas cidades

Marcelo Oliveira

Do UOL, em São Paulo

15/11/2020 18h22Atualizada em 15/11/2020 20h53

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) substituiu 656 urnas em todo o Estado: 195 na Capital e 461 no interior do Estado. Os dados foram atualizados às 20h30.

O número representa 0,76% de todas as 87.715 urnas do Estado.

Em todo Estado apenas uma urna eletrônica, em São Carlos, na 121a zona eleitoral, teve que ser substituída por cédulas de papel.

As substituições das urnas com defeito causaram apenas três atrasos em seções do Estado: em Guarulhos, São Sebastião e em Carapicuíba. Nesta última cidade, o atraso causado pela substituição de urnas fez com que o final da votação na 388a zona eleitoral termine às 19h.

Mesário preso em Campinas

Nove pessoas foram presas em todo Estado. Um mesário foi preso em Campinas por ter abandonado sem justificativa a seção eleitoral em que trabalhava.

A pena pelo crime de abandono de seção eleitoral é de até 4 meses de detenção, que pode ser substituída por multa.

Cinco pessoas foram presas por boca de urna, segundo o TRE-SP, três em Itapevi e duas em Carapicuíba.

Em Itapevi uma pessoa foi presa por violar o sigilo do voto e em Peruíbe, duas pessoas foram presas por corrupção eleitoral.

O TRE-SP não deu mais detalhes sobre como teria ocorrido o abandono do posto pelo mesário, nem informou seu nome ou se ele continua preso. O tribunal não informou detalhes sobre as demais prisões.

Segundo o TRE-SP, até o momento, além das 9 prisões houve mais 30 ocorrências no Estado.

"Foi uma eleição sem ocorrências importantes que pudessem prejudicar a legitimidade do pleito", afirmou o desembargador Waldir Sebastião Nuevo Campos, presidente do TRE-SP em uma entrevista realizada pouco antes das 18h.

TRE-SP diz que contagem no Estado está normal

Durante a entrevista, os primeiros totais de urnas foram divulgados em São Paulo e não houve mais atualizações.

O TRE-SP informou, contudo, que a apuração dos votos está normal no Estado de São Paulo.

Os dados foram enviados para o TSE, mas a totalização em Brasília está lenta e os dados não podem ser divulgados isoladamente pelo tribunal paulista, pois é feita e divulgada unicamente pelo TSE.

O TRE-SP informou, inclusive, que os trabalhos de leitura dos dados da 1a Zona Eleitoral, no centro da Capital, por exemplo, já foram concluídos e remetidos para Brasília.

Medidas sanitárias não prejudicaram voto

Segundo o desembargador, as medidas sanitárias adotadas pelo TSE em virtude da pandemia de covid-19 não causaram nenhum problema ao pleito.

"A pandemia só nos obrigou a desenvolver procedimentos adequados que não interferiram na legitimidade do pleito", disse.

Em todo o Brasil, foi ampliado o horário de votação em uma hora e sugerido que o voto dos idosos ocorresse preferencialmente das 7h às 10h.