PUBLICIDADE
Topo

TSE enfrenta atraso no sistema de divulgação dos resultados eleitorais

TSE alerta que a demora não tem a ver com a tentativa de ataque cibernético ao sistema do tribunal - José Cruz/Arquivo/Agência Brasil
TSE alerta que a demora não tem a ver com a tentativa de ataque cibernético ao sistema do tribunal Imagem: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

15/11/2020 19h19Atualizada em 15/11/2020 20h30

O sistema da Justiça Eleitoral para a divulgação em tempo real dos resultados das eleições passa na noite de hoje por um atraso na atualização das informações.

O atraso na divulgação dos dados foi confirmado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que atribuiu o problema a uma demora na totalização (soma dos votos), processo que nestas eleições foi concentrado no sistema do próprio tribunal.

A demora na divulgação, no entanto, não afeta o processo de apuração e contagem dos votos, segundo informou a corte.

Nas outras eleições, a totalização em cada estado era feita pelo respectivo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que repassava os dados ao TSE.

A divulgação em tempo real dos resultados, assim como nas eleições anteriores, continua sendo feita pelo TSE.

De acordo com nota emitida pelo tribunal, não há problema no envio dos dados pelos TREs, mas a compilação das informações está sendo feita de forma mais lenta que o previsto.

"O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação", diz o texto divulgado pelo TSE.

"Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã", afirma o tribunal, na nota.