Duarte Nogueira e Suely Vilela disputam 2° turno em Ribeirão Preto (SP)
A eleição em Ribeirão Preto, município a cerca de 315 km de São Paulo, vai para o segundo turno. O atual prefeito, Duarte Nogueira (PSDB), e Suely Vilela (PSB) foram os dois candidatos mais votados no primeiro turno e vão disputar o tira-teima no próximo dia 29.
O tucano recebeu 45,87% dos votos, enquanto a pessebista obteve 20,72%, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Chiarelli (Patriotas), que tem a candidatura sob júdice, ficou na terceira colocação, com 10,90%.
Nogueira, 56, é agrônomo, mas já está na política desde 1995. Começou sua carreira como secretário da Habitação no governo de Mário Covas, e foi da Agricultura e Abastecimento e Logística e Transporte no de Geraldo Alckmin. Foi deputado estadual e federal. Ele é filho de Antônio Duarte Nogueira, que governou Ribeirão por duas vezes.
O atual prefeito é o candidato com a maior coligação, com sete partidos no total (além do PSDB, DEM, PP, PTB, PL, PSC e Republicanos).
Nogueira é o candidato mais rico das eleições na cidade deste ano e declarou ter R$ 4,2 milhões como patrimônio, um aumento de 162% sobre os R$ 1,5 milhão declarados há quatro anos. O prefeito afirma que, na verdade, perdeu dinheiro durante seu mandato já que o valor declarado correspondeu a uma herança. Isso porque o inventário dos pais foi finalizado justamente em 2016, quando estava em campanha.
O tucano disputará contra a ex-reitora da USP (Universidade de São Paulo), Suely Vilela (PSB), de 66 anos. Ela, que ultrapassou Fernando Chiarelli (Patriotas), disputa pela primeira vez a eleição para a Prefeitura de Ribeirão.
Vilela, que trabalha como professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP no campus de Ribeirão, já foi secretária municipal de educação e, há dois anos, tentou, sem sucesso, eleger-se deputada federal. Na sua coligação, conta com o apoio de Podemos, Cidadania, PSD e Solidariedade.
Ribeirão Preto é o 7º município mais populoso de São Paulo, com cerca de 711 mil habitantes. A cidade tem o 10º maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado e um alto IDH (índice de desenvolvimento humano), além de ser uma das maiores produtoras globais de álcool e açúcar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.