Topo

Fortaleza: Sarto fala em defesa da democracia; Wagner diz enfrentar 'poder'

29.nov.2020 - Os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto (à esq.), do PDT, e o Capitão Wagner (Pros) votaram hoje para o segundo turno das eleições. - CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO e Reprodução/Instagram
29.nov.2020 - Os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto (à esq.), do PDT, e o Capitão Wagner (Pros) votaram hoje para o segundo turno das eleições. Imagem: CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO e Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo*

29/11/2020 15h57

Os candidatos à prefeitura de Fortaleza, José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (PROS), foram às urnas hoje e reforçaram discursos que marcaram suas campanhas no segundo turno das eleições municipais. Enquanto o pedetista falou em defesa da democracia, Wagner disse que enfrenta o poder econômico do Ceará.

Sarto buscou nacionalizar a eleição para isolar politicamente seu adversário no segundo turno, que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Este domingo é a defesa da democracia, de uma Fortaleza mais inclusiva, justa e humana", disse ao chegar no colégio eleitoral.

Sarto votou na companhia do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), do senador Cid Gomes (PDT-CE) e do atual prefeito de Fortaleza, seu principal cabo eleitoral na cidade, Roberto Cláudio (PDT). No primeiro turno, Santana não o acompanhou, já que o PT tinha candidatura própria na capital cearense, Luizianne Lins.

Já Capitão Wagner (PROS), ao votar, disse que sua candidatura representa o enfrentamento ao poder econômico do Estado do Ceará. "São diversas máquinas, mas o povo está muito consciente das consequências que tudo isso gera no dia a dia", declarou.

Wagner foi às urnas na companhia da esposa, Dayany Bittencourt, de sua vice, Kamila Cardoso (Podemos), e do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), coordenador da campanha.

Sarto na frente nas pesquisas

As pesquisas eleitorais divulgadas ontem indicam vantagem para Sarto. No Ibope, o pedetista atingiu 61% das menções de votos válidos contra 39% de Capitão Wagner (PROS). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Já a pesquisa Datafolha aponta igualmente para vitória do candidato do PDT. No levantamento, Sarto tem 57% dos votos válidos, contra 43% de Capitão Wagner. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O cálculo de votos válidos não leva em consideração votos brancos e nulos e os eleitores indecisos.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!

*Com informações da Estadão Conteúdo.