Topo

Pesquisas apontam vitória de Sarto sobre Capitão Wagner em Fortaleza

Sarto (PDT) e Capitão Wagner (PROS), candidatos à prefeitura de Fortaleza em 2020 - Reprodução/Facebook
Sarto (PDT) e Capitão Wagner (PROS), candidatos à prefeitura de Fortaleza em 2020 Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

28/11/2020 13h14Atualizada em 28/11/2020 22h45

Depois de somar 35,7% dos votos válidos no primeiro turno das Eleições 2020, o candidato à Prefeitura de Fortaleza Sarto (PDT) atingiu 61% das menções de votos válidos na pesquisa Ibope divulgada hoje. É uma ampla vantagem em relação aos 39% de seu adversário, Capitão Wagner (PROS), que teve 33,32% no primeiro turno.

Sarto oscilou positivamente um ponto em relação à pesquisa anterior, de cinco dias atrás. Já Wagner foi de 40% para 39%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Dos entrevistados, 7% declararam que pretendem anular ou votar nulo. Já 4% disse não saber ou preferiu não opinar.

O cálculo de votos válidos não leva em consideração brancos, nulos e indecisos. No cálculo de votos totais, Sarto tem 54%, um ponto a mais do que na pesquisa anterior, uma oscilação dentro da margem de erro. Wagner, por sua vez, permaneceu com 35%.

Para vencer no segundo turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um.

Votos válidos:

  • Sarto (PDT): 61%
  • Capitão Wagner (Pros): 39%

O Ibope ouviu 805 eleitores entre 26 e 27 de novembro. O nível de confiança utilizado é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual cenário das urnas caso as eleições acontecessem hoje.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número CE-06026/2020 e encomendada pela TV Verdes Mares.

Datafolha dá 57% de votos válidos a Sarto

Pesquisa Datafolha também divulgada hoje aponta igualmente para vitória do candidato do PDT. No levantamento, Sarto tem 57% dos votos válidos, contra 43% de Capitão Wagner.

O cálculo de votos válidos não leva em consideração votos brancos e nulos e os eleitores indecisos. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Porcentagem Datafolha de votos válidos:

  • Sarto (PDT): 57%
  • Capitão Wagner (Pros): 43%

Porcentagem Datafolha de votos totais:

  • Sarto (PDT): 49%
  • Capitão Wagner (Pros): 36%
  • Brancos/nulos: 9%
  • Não sabe/não respondeu: 6%

O Datafolha ouviu 1.471 eleitores em Fortaleza nos dias 27 e 28 de novembro. A pesquisa foi encomendada pelo O Povo e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará com o número CE-00015/2020.

O nível de confiança é de 95%, o que significa a chance de esta pesquisa retratar a realidade, considerada a margem de erro.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, Sarto não foi eleito com 35,7% no primeiro turno das eleições. O texto foi corrigido.