Topo

Alcolumbre vota no irmão e parabeniza TSE por eleição em Macapá

Fabiano Menezes/Ascom
Imagem: Fabiano Menezes/Ascom

Do UOL, em Brasília*

06/12/2020 15h40

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), votou no irmão, Josiel Alcolumbre (DEM-AP), para prefeito de Macapá, hoje, em uma escola situada na zona sul da capital amapaense. Depois de passar pela urna, o chefe do Congresso Nacional parabenizou a Justiça eleitoral pela realização do pleito, que ocorre com três semanas de atraso devido a problemas no fornecimento de energia no estado.

"Davi ressaltou a importância do direito de voto e parabenizou o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e o TRE [Tribunal Regional Eleitoral] por garantirem tranquilidade e eficiência ao processo de votação", informou hoje a assessoria de imprensa do parlamentar.

Josiel é apontado como favorito nas pesquisas de opinião. Na última amostra do Ibope, o irmão de Alcolumbre aparecia aparece com 28% das intenções de votos válidos. Em segundo lugar, o candidato Antônio Furlan (Cidadania), médico e deputado estadual, tinha 14%.

Empatados em terceiro estavam a deputada federal Patrícia Ferraz (Podemos) e o senador João Capiberibe (PSB), com 13%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a Justiça Eleitoral, 292.718 pessoas estão aptas a votar no primeiro turno em Macapá. Se houver necessidade de segundo turno, será no dia 20 de dezembro.

O processo eleitoral no município foi adiado devido ao apagão energético que, a partir do dia 3 de novembro, afetou o estado, após um incêndio que ter destruído três transformadores e uma subestação de energia na capital do estado.

Diante da situação, o TSE acatou pedido do TRE-AP e, no dia 12 de novembro, anunciou que o pleito na capital do estado seria adiado. O TRE-AP informou que as eleições transcorreram normalmente nos demais municípios amapaenses.

*Com Agência Brasil