Topo

Zambelli muda conta no Twitter, perde selo e perfil antigo vira 'Lula lá'

Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) - Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Colaboração para o UOL

17/08/2022 11h27Atualizada em 17/08/2022 17h12

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), candidata à reeleição, mudou o nome de usuário no Twitter de "@CarlaZambelli38" para "@Zambelli2210", em referência ao seu número na urna eletrônica. Porém, a troca fez com que a parlamentar perdesse o selo de verificação do perfil e a conta antiga foi alvo de adversários da bolsonarista.

Um print feito pelo site Núcleo Jornalismo mostra o nome de usuário antigo de Zambelli, que ficou disponível na rede social após a troca de "@", sendo utilizado em apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Fotos do petista foram colocadas na capa e imagem principal, além da descrição "É 13!".

Após ser alvo de apoiadores de Lula, o nome de usuário antigo Zambelli foi suspenso. A assessoria de comunicação da rede social disse ao UOL que a conta @Zambelli2210 perdeu o selo de verificação, conforme prevêem os Termos de Serviço. A conta antiga, @CarlaZambelli38, foi suspensa por violação à Política de identidades enganosas e que induzem ao erro.

Perfil antigo de Zambelli vira conta em apoio a Lula - Reprodução/Núcleo Jornalismo - Reprodução/Núcleo Jornalismo
Perfil antigo de Zambelli vira conta em apoio a Lula
Imagem: Reprodução/Núcleo Jornalismo

No site "DivulgaCand", plataforma do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) onde estão disponíveis os dados sobre as candidaturas, a deputada federal Carla Zambelli ainda cita o nome de usuário do Twitter antigo.

Pelas regras do Twitter, qualquer usuário que possui o selo de verificação perde a classificação quando muda o nome que vai junto a "@". Porém, os seguidores e o conteúdo já publicado podem ser mantidos. O selo é uma maneira de identificar que a conta da figura pública é autêntica.

No final de semana, outro perfil em rede social de Zambelli virou notícia. A conta da deputada no Facebook foi flagrada assistindo à live promovida pelo deputado federal André Janones (Avante-MG) ao lado do ex-presidente Lula. A apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou em suas redes prints da transmissão ao vivo para debochar de um suposto baixo alcance da conversa com apoiadores.