Topo

Youtuber publica vídeo chamando Bolsonaro de 'tchutchuca do centrão'; veja

Do UOL, em São Paulo

18/08/2022 15h58Atualizada em 18/08/2022 17h03

O youtuber Wilker Leão publicou em seu canal o vídeo feito na manhã de hoje, em Brasília, em que chama o presidente Jair Bolsonaro (PL) de "tchutchuca do Centrão". O candidato à reeleição reagiu, puxando o homem pela camisa e tentando pegar o celular que estava na mão do jovem. O momento da confusão foi publicado inicialmente em um vídeo veiculado pelo portal de notícias G1 e, mais tarde, foi postado pelo youtuber em seu canal. (assista acima).

A confusão começou quando o youtuber Wilker Leão começou a fazer provocações ao presidente. Em um primeiro momento ele é empurrado e cai no chão — não é possível identificar quem o empurrou. Irritado, ele passa a xingar Bolsonaro de "vagabundo", "safado", "covarde" e "tchutchuca do Centrão".

O jovem quadruplicou o número de seguidores só no Instagram após a veiculação do vídeo. O rapaz passou de cinco mil seguidores para 22,7 mil em apenas quatro horas na plataforma. E o número não para de crescer.

O vídeo publicado no YouTube

O vídeo postado por Wilker Leão tem a duração de 3:18, e tem o seguinte título: "Questionei Bolsonaro cara a cara acerca da limitação à delação premiada que ele sancionou - dia 56". Na descrição, Leão escreveu: "Fui até o Palácio da Alvorada questionar o gado bolsonarista e o próprio Bolsonaro apareceu para falar comigo e eu o coloquei contra a parede. Esse é o Presidente da República do nosso país".

A gravação começa com o jovem questionando se o presidente deseja falar com ele. Na sequência, Bolsonaro fala "vem cá, vem cá, vem cá", enquanto puxa a gola da camisa do youtuber e tenta afastar o celular que o jovem usa para gravar o momento. Ao mesmo tempo, Bolsonaro puxa o braço esquerdo do jovem.

Na sequência, o vídeo publicado começa com Wilker ao lado de apoiadores do presidente. Um bolsonarista chega a falar que o jovem "deveria ter ido atrás do Lula".

Já pensou se o 'mito' desce aqui. Pô, vamos ver se ele responde as minhas perguntinhas aqui. Quero saber o que ele vai dizer de ter se juntando com o centrão. Wilker Leão, youtuber

O carro com Bolsonaro e seus seguranças para enquanto apoiadores e Wilker se aproximam do presidente. O jovem segue gravando os apoiadores tirando as fotos com o chefe do Executivo.

Confira o diálogo na sequência:

Wilker:

  • Ô, presidente

Apoiadora:

  • Só um minutinho, amigo. Pô, você já perturbou o juízo.

Wilker:

  • Eu estou com o Bolsonaro aqui também, presidente. Por que o senhor limitou a delação premiada, presidente?

Apoiadora:

  • Ah, vai embora daqui.

A gravação para e Wilker escreve no vídeo que isso ocorreu no momento em que ele teria sido "derrubado". O vídeo volta na sequência e Wilker diz: "Ae, presidente, o senhor acha o que dessa violência aqui? Acabaram de me derrubar, Bolsonaro. Você acha o que do pessoal me derrubando aqui? Pô, violência a gente pode...".

Dois seguranças começam a afastar o jovem, que protesta: "No local público eu não vou me retirar não, cara. Você vai fazer o quê? Vou continuar aqui, vai fazer o quê?".

Wilker volta a perguntar ao presidente: "Presidente, e o juiz de garantias que o senhor sancionou também? É uma emenda do Freixo [deputado federal do Psol], cara. Isso não é ser de direita. O senhor vai pedir para o pessoal do GSI [Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República] me tirar de um local público? Eu não vou sair não, vocês vão fazer o quê? Vão me prender por estar em um local público? Me prende aí, então. Cadê o seu crachá? Se identifica, cara."

O jovem ainda continua:

  • Eu estou aqui todo o dia, Bolsonaro. Quero ver se você é corajoso de sair para conversar comigo, 'tchutchuca do Centrão'. Você é 'tchutchuca do Centrão', cara. Valdemar Costa Neto, você se entregou para ele. [Apoiador diz: E o Lula ladrão?] O Lula é ladrão também, mas esse está fazendo tudo o que o PT faz, se não o PT volta.
  • Ô Bolsonaro por que você faz tudo que o que a esquerda faz, se não a esquerda volta? Me responde e para de ser covarde, seu covarde. Olha a 'tchutchuca do Centrão' lá. Estou todo dia aqui para te combater, safado. Você é vagabundo, você é vagabundo. Estou falando aqui na frente do gado, do cercadinho inteiro. E aí, quem me derrubou, fala agora? Quem é o machão que me derrubou na covardia?
  • "É, eu caí, caí magicamente. Passe de mágica", responde a apoiadores.
  • O senhor quer falar comigo, presidente?
Na sequência, volta para a imagem do início do vídeo em que Bolsonaro se aproxima e puxa a gola da camisa do jovem. Wilker Leão escreveu no vídeo que a cena "continua...". E o vídeo termina neste ponto.