Topo

Candidato bate-boca com Ricardo Salles em SP: 'Vergonha para o país'

Guilherme Cortez (PSOL-SP) e Ricardo Salles (PL-SP) trocaram ofensas hoje em Franca (SP) - Reprodução/Instagram
Guilherme Cortez (PSOL-SP) e Ricardo Salles (PL-SP) trocaram ofensas hoje em Franca (SP) Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

20/08/2022 19h03Atualizada em 21/08/2022 11h37

O candidato a deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL-SP) bateu boca com o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL-SP) hoje em Franca, no interior de São Paulo. Cortez chamou Salles de "uma vergonha para o país", e o ex-ministro retrucou.

Salles, que ocupou a pasta durante parte do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), andava por uma rua vestindo uma camiseta verde e amarela e com panfletos na mão para fazer campanha —ele concorre a uma vaga na Câmara. Cortez se aproximou e disse que o opositor é "um destruidor do meio ambiente".

Ao ouvir que ele não era bem-vindo em Franca, o ex-ministro respondeu: "Vocês são uns ladrões, bunda mole, bando de vagabundos, ladrões, idiotas e cretinos. Vai se catar".

Apesar de o candidato ser do PSOL, Salles proferiu ofensas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, candidato à Presidência da República mais bem posicionado nas pesquisas eleitorais. "Vocês que estavam na cadeia", disse o ex-ministro, em referência ao tempo em que o petista esteve preso.

A briga escalou e os dois começaram a se aproximar com dedos apontados para o rosto um do outro. Cortez então disse: "Vocês vão tudo para a cadeia pelos crimes que cometeram: genocídio, fake news e tráfico internacional de madeira. Lugar de ecocida é na cadeia".