Topo

Lula evita promessa de nomear mulheres para 50% dos ministérios

Do UOL, em São Paulo

28/08/2022 23h51

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não se comprometeu a nomear, caso seja eleito, mulheres para 50% dos ministérios. A declaração foi dada durante o debate UOL, Band, Folha de S. Paulo e TV Cultura na noite de hoje.

Não sou de assumir compromisso, de me comprometer a fazer metade, indicar religioso, indicar mulher, indicar negra, indicar homem [...]. Ou seja, você vai indicar as pessoas que têm capacidade para assumir determinados cargos."
Lula, candidato pelo PT

Sem mentiras: O petista justificou que não faria a promessa antes do resultado das eleições para depois não passar por "mentiroso", caso a promessa não seja cumprida.

Lula, no entanto, disse que acha ser "plenamente possível" trazer mais representativa, mas garantiu que não iria se comprometer nesse momento.

Prometeu e alfinetou: Já a candidata Simone Tebet (MDB) voltou a prometer que vai nomear pelo menos metade dos ministérios por mulheres. "Nós temos condições de colocar 50%. E mais, nós teremos participação de negros", afirma Tebet.

Durante a sabatina do grupo O Globo, no entanto, a senadora disse que não pode garantir a nomeação de pessoas negras em metade dos ministérios.

Em sua resposta no debate hoje, Tebet alfinetou Lula e disse que em seu governo "não terá ninguém envolvido em escândalo de corrupção".

Mesmo que seja do meu partido, que esteja envolvido em escândalos de corrupção não será ministro de Estado."
Simone Tebet, candidata pelo MDB