Após debate, Bolsonaro ataca Lula: 'Mentiu como um condenado'
O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), atacou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o término do primeiro debate presidencial na noite de hoje. Bolsonaro disse que Lula "mentiu como um condenado".
"É só o primeiro debate. Como um esquenta foi bom. Falaram de orçamento secreto, mas eu não tenho nada com isso daí. Eu vetei", afirmou o presidente. O evento foi promovido pelo UOL, em parceria com a Band, Folha de S. Paulo e TV Cultura.
Procurada, a assessoria de imprensa do ex-presidente Lula respondeu que "o mundo inteiro sabe que Bolsonaro é um mentiroso".
Durante o debate, Bolsonaro focou suas críticas em Lula e chegou a chamá-lo por duas vezes de "ex-presidiário".
Orçamento secreto. O orçamento secreto foi lembrado pela candidata Simone Tebet (MDB) durante suas falas ao longo do debate. Bolsonaro afirmou ter vetado a lei e negou que o dispositivo tenha relação com seu governo.
O orçamento secreto é um dos nomes atribuídos às emendas do relator, cujo código técnico é RP-9, e estão presentes desde 2020. Essa emenda é definida pelo deputado ou senador escolhido como relator-geral do orçamento a cada ano — em negociações informais e sem critério definido para quem e para onde o dinheiro será destinado. Ganham prioridade na fila, por exemplo, políticos aliados de integrantes do governo federal. Reportagem do jornal O Globo apontou que o PL de Jair Bolsonaro foi o partido com maior volume de indicações dessas emendas neste ano.
Mesmo após ordem do STF (Supremo Tribunal Federal) para serem divulgados os nomes dos responsáveis pelas emendas, eles continuam sem transparência.
Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto de Bolsonaro a um dispositivo da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o que determinou que as emendas sejam executadas de acordo com a prioridade definida pelos parlamentares.
Neste mês, Bolsonaro sancionou com ao menos 36 vetos a LDO de 2023. Entre as questões mantidas pelo presidente na lei, estão presentes os pagamentos das emendas. O Congresso ainda vai analisar os vetos.
O primeiro encontro de candidatos
O primeiro debate entre candidatos a presidente da República nas eleições 2022 aconteceu hoje, com transmissão do UOL, em parceria com Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura.
Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe D'Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram os candidatos convocados para o debate nos estúdios da Band.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.