Topo

Rui Falcão: Janones ajuda Lula como 'freelancer', mas sem orientação do PT

Colaboração para o UOL

29/08/2022 11h37Atualizada em 29/08/2022 12h29

Ao UOL Eleições de hoje, o deputado federal Rui Falcão, ex-presidente do PT, comentou a atuação do colega da Câmara André Janones (Avante). Aliado ao PT na campanha presidencial, Janones tem feito oposição forte à campanha do presidente, Jair Bolsonaro (PL), e se envolveu, ontem, em uma confusão com bolsonaristas nos bastidores do debate presidencial.

"Janones é um político que abriu mão da candidatura dele e foi muito elogiado por isso. Reconhecemos o gesto dele. Ele criou a persona Janones, que faz uma campanha característica do jeito dele para se manter como deputado federal. Tem protagonismo pessoal e faz campanha do jeito dele. Ele está cumprindo papel como 'freelancer', independente de orientação da nossa campanha. Ele tem essa técnica, um público grande e acho que ajuda", analisou Rui Falcão.

Para o deputado petista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve bom desempenho no debate e os eleitores não aumentarão a rejeição a sua candidatura após o evento.

Rui Costa também comentou a possibilidade de apoio do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) a Lula em um eventual segundo turno, aventada durante o debate e descartada pelo pedetista: "O Lula não foi hostil e não cometeu erro. Saiu inteiro do debate tal como entrou. O presidente vai manter a mesma postura, que repetiu ontem com Ciro. Você não gosta de mim, mas seu eleitorado gosta. É um aceno para o eleitorado dele. Ele se mostrou uma pessoa mais generosa."

Veja o UOL Eleições na íntegra: