Topo

Com Lula rouco no debate, assessoria nega doença e cita agenda cheia

Do UOL, em São Paulo

29/08/2022 00h57Atualizada em 29/08/2022 01h19

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a apresentar voz rouca ontem no primeiro debate presidencial de 2022. O desgaste na voz já havia sido notado na sabatina do candidato ao Jornal Nacional, na semana passada.

Segundo auxiliares do ex-presidente afirmaram ao UOL, não se trata de doença. A explicação para a voz rouca, afirmam, é a agenda de campanha: com eventos quase diários, Lula tem apresentado o problema em comícios como o de São Paulo, no meio do mês. De acordo com a assessoria do petista, ele fica em casa treinando discursos e se preparando para entrevistas, mesmo quando não tem compromissos.

"Me chamou muito a atenção a voz do ex-presidente. Acho que esse é um assunto que ganha corpo na campanha. Muita gente preocupada com esse estado da voz dele, muito rouca", observou a jornalista Vera Magalhães, que participou do debate e falou ao UOL após o evento.

Em maio de 2011, o ex-presidente foi diagnosticado com um câncer na laringe. Em outubro de 2012, depois de tratamento com quimioterapia, ele foi declarado livre da doença. Os auxiliares de Lula afirmam que a voz rouca não tem relação com isso.

O petista, que completará 77 anos em outubro, é o mais velho entre os 12 candidatos à Presidência registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).