Topo

Coordenador de campanha de Lula diz que 'Bolsonaro apequena o Brasil'

7.set.22 - O presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprimenta apoiadores em Copacabana, no Rio de Janeiro - ANDRE BORGES / AFP
7.set.22 - O presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprimenta apoiadores em Copacabana, no Rio de Janeiro Imagem: ANDRE BORGES / AFP

Do UOL, em São Paulo

07/09/2022 17h37

Um dos principais coordenadores de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Edinho Silva (PT) criticou a manifestação do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as comemorações do Dia da Independência, em Brasília e em Copacabana, zona sul do Rio, e disse que o atual mandatário "apequena o Brasil".

Penso que ele mobilizou seus eleitores em um dia carregado de simbologia, que traz a tradição dos desfiles e manifestações cívicas de celebração da independência. O Brasil merece melhor destino. Ele apequena o país na celebração do nosso bicentenário. Deprimente. Tudo se tornou ridículo. Ele devia se envergonhar pelo constrangimento internacional que ele faz o Brasil passar. Edinho Silva em contato com o UOL

Lula e Bolsonaro disputam a campanha presidencial nas eleições deste ano —o petista aparece em primeiro nas pesquisas, enquanto o presidente fica em segundo.

Após uma motociata que saiu do Aterro do Flamengo e durou cerca de 40 minutos, o presidente Bolsonaro chegou à praia de Copacabana por volta das 14h40 para acompanhar o tributo cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência.

No palco montado próximo ao Forte de Copacabana, Bolsonaro esteve ao lado do governador do Rio e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL); dos deputados federais Daniel Silveira (PTB-RJ) e Clarissa Garotinho (União Brasil-RJ) —ambos postulantes ao Senado, porém Silveira teve a candidatura barrada pelo TRE-RJ —; do candidato a vice-presidente Braga Netto (PL) e do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que tenta uma vaga de deputado federal pelo PL.

Além dos candidatos, também estavam na tribuna o empresário Luciano Hang, o humorista Castrinho e ministro da Defesa, Paulo Sérgio.