Apoio de Marina a Lula é 'tapa na cara de Ciro Gomes', diz dirigente do PT
Um dos principais dirigentes da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República, Jilmar Tatto afirmou que o apoio da ex-ministra Marina Silva (Rede) ao petista simboliza "um tapa na cara" do presidenciável Ciro Gomes (PDT).
Em entrevista à CartaCapital, Tatto ponderou que, devido ao fato de a ex-ministra ter sido uma opositora de Lula nas últimas eleições, com fortes críticas ao PT, o eleitor pode observar que Marina deixou as desavenças de lado e prestou apoio ao ex-presidente em "prol da democracia" e para derrotar Jair Bolsonaro (PL). Com isso, o dirigente acredita que pode haver estímulo para o "voto útil" em Lula, o que possibilitaria uma vitória no primeiro turno.
"Ela, pelo perfil e por ter sido crítica do PT e do Lula nesse tempo, é uma pessoa que tem autoridade política e moral para pedir àquelas pessoas que não estão pensando em votar no Lula e que rejeitam Bolsonaro que venham votar no Lula no primeiro turno", declarou.
"A Marina deixou divergências e disputas no passado para criar um grande movimento em prol do país, em defesa do povo brasileiro, da democracia e da conquista dos direitos sociais. A Marina tem essa simbologia. Você vê que eu nem falei do ponto de vista eleitoral. Evidente que pode agregar, mas acho que, em função de que ele [Bolsonaro] foi um desastre na questão ambiental, esse povo já vota no Lula. É uma questão de simbologia que tem a vinda dela para apoiar o Lula, é é um tapa na cara de Ciro Gomes", completou.
De acordo com pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, as chances de Lula vencer a disputa pelo Palácio do Planalto no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, apesar de remotas, ainda existem.
Marina apoia Lula
Candidata a deputada federal por São Paulo, Marina Silva oficializou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial. A ex-ministra ponderou que o Brasil enfrenta uma ameaça à democracia. Sem citar diretamente o presidente Jair Bolsonaro, ela se referiu a ele como "a ameaça das ameaças".
Marina e Lula se encontraram ontem na primeira reunião formal desde que a ex-ministra rompeu com o PT. Ela entregou um documento com 27 propostas voltadas ao meio ambiente, sua principal bandeira, e o apoio foi selado. Hoje, os dois concederam uma entrevista coletiva juntos em São Paulo.
Evangélica, Marina se referiu a Deus diversas vezes durante sua fala, mas defendeu o estado laico e também desmentiu fake news que envolvem Lula e religião.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.