Topo

Quem são os candidatos a governador de Pernambuco nas Eleições 2022

Candidatos ao governo de Pernambuco nas eleições 2022 - Divulgação
Candidatos ao governo de Pernambuco nas eleições 2022 Imagem: Divulgação

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

14/09/2022 18h40Atualizada em 14/09/2022 18h40

A corrida pela vaga no Palácio do Campo das Princesas conta com onze candidatos a governador de Pernambuco nas Eleições 2022.

O PSB está há mais de 15 anos à frente do governo no estado. A legenda, que em 2014 se aproximou de partidos de centro-direita e firmou alianças com legendas como MDB, PSDB e DEM, em 2018 voltou a ficar mais perto do PT para a reeleição do atual governador Paulo Câmara.

O primeiro turno da disputa nas eleições 2022 está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro e o segundo no dia 30 do mesmo mês. O pedido de registro da candidatura vai até 15 de agosto.

Veja quem são os candidatos ao governo de Pernambuco (em ordem alfabética):

Anderson Ferreira (PL)

Anderson Ferreira - UOL - UOL
O candidato ao governo de Pernambuco pelo PL, Anderson Ferreira, durante sabatina UOL/Folha
Imagem: UOL

O PL (Partido Liberal) lançou a candidatura de Anderson Ferreira ao governo de Pernambuco. Ele é ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e candidato do presidente Jair Bolsonaro.

O candidato do PL disse durante sabatina realizada pelo UOL/Folha, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é "passado" no estado. Também afirmou que "confia desconfiando" no sistema eleitoral brasileiro, que Bolsonaro ataca recorrentemente, mesmo sem provas.

Anderson Ferreira foi prefeito de Jaboatão dos Guararapes, mas renunciou ao cargo para lançar a pré-candidatura ao governo de Pernambuco. Em 2011, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2014, para a 55.ª legislatura, na qual exerceu dois dos quatro anos de mandato.

A advogada Izabel Urquiza é a candidata a vice na chapa.

Cláudia Ribeiro (PSTU)

Claudia Ribeiro - Reprodução/Facebook PSTU Pernambuco - Reprodução/Facebook PSTU Pernambuco
Cláudia Ribeiro já foi candidata à prefeitura do Recife pelo PSTU
Imagem: Reprodução/Facebook PSTU Pernambuco

O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) oficializou o nome de Cláudia Ribeiro como candidata ao governo de Pernambuco.

Cláudia é professora da Rede Pública Municipal de Recife e foi diretora do Sindicato dos Professores da cidade (Sinpere).

Cláudia Ribeiro foi candidata a prefeita do Recife em 2020. Antes, havia disputado uma vaga de vereadora do Recife, em 2008, e de deputada estadual, em 2006. Em todas as eleições, disputou pelo PSTU. Nunca foi eleita.

O vice na chapa é o professor Mariano de Macedo.

Danilo Cabral (PSB)

Danilo Cabral - UOL - UOL
O candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, Danilo Cabral, durante sabatina UOL/Folha
Imagem: UOL

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) tem o deputado federal Danilo Cabral como candidato ao governo de Pernambuco nas Eleições 2022.

Durante sabatina promovida pelo UOL e pela Folha de S.Paulo, Danilo Cabral responsabilizou o Estado pelas ocupações irregulares que resultaram em 129 mortos no estado, após os temporais que atingiram o Recife e a região metropolitana.

No terceiro mandato como deputado federal, Cabral é advogado e também já foi vereador do Recife. Seu partido, o PSB, comanda Pernambuco desde 2007 e a Prefeitura do Recife desde 2013.

A engenheira Luciana Santos, do PCdoB, é a candidata a vice na chapa.

Jadilson Bombeiro (PMB)

Jadilson Bombeiro - Reprodução/ Youtube - Reprodução/ Youtube
Jadilson Bombeiro, candidato a governador de Pernambuco pelo PMB
Imagem: Reprodução/ Youtube

O PMB (Partido da Mulher Brasileira) anunciou ainda em abril deste ano o nome de Jadilson Francisco Andrade como candidato ao governo de Pernambuco.

Sargento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e suplente a vereador na cidade de Olinda, Jadilson Franciso Andrade é mais conhecido como Jadilson Bombeiro.

O candidato a governador é formado em direito, ciências políticas e possui uma pós-graduação em direito penal e processo penal.

A advogada Fernanda Souto Maior, também do PMB, é a vice na chapa.

João Arnaldo (Psol)

João Arnaldo - UOL - UOL
O candidato ao governo de Pernambuco pelo PSOL, João Arnaldo, durante sabatina UOL/Folha
Imagem: UOL

O Psol tem João Arnaldo como candidato ao governo de Pernambuco. O anúncio da candidatura ocorreu ainda em janeiro deste ano, durante uma conferência eleitoral realizada pela internet. Ele foi escolhido por 73% dos 100 participantes da solenidade.

Na sabatina UOL/Folha ele afirmou que o PSB do estado deu uma guinada à direita nos últimos anos, se aliou a grupos conservadores e age com oportunismo ao se aliar ao PT no pleito de outubro deste ano.

Em 2020, foi candidato a vice-prefeito do Recife na chapa com Marília Arraes (PT). João é advogado, pós-graduado em direito administrativo, mestre em desenvolvimento e meio ambiente e doutorando em direito ambiental e sustentabilidade.

A candidata a vice na chapa é Alice Gabino, da Rede.

Jones Manoel (PCB)

Jones Manoel - Divulgação - Divulgação
O historiador pernambucano Jones Manoel
Imagem: Divulgação

O PCB (Partido Comunista Brasileiro) terá o historiador Jones Manoel como candidato ao governo de Pernambuco.

Na sabatina UOL/Folha, o candidato chamou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de genocida e disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "não é de esquerda". Ele ainda culpou Bolsonaro pelas mais de 600 mil mortes pela covid e pela deterioração das conquistas dos trabalhadores.

Jones Manoel é youtuber, professor de história, comunicador e educador popular e tem mestrado em serviço social.

A candidata a vice na chapa é Raline Almeida, também do PCB.

Marília Arraes (Solidariedade)

Marilia Arraes - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Marília Arraes logo após se filiar ao Solidariedade
Imagem: Reprodução/Twitter

Em março deste ano, a deputada federal Marília Arraes deixou o PT para se filiar ao Solidariedade, assumiu a presidência estadual do partido e anunciou a candidatura ao governo de Pernambuco.

Marília Arraes criticou, durante sabatina UOL/Folha, a "perpetuação no poder do PSB" e o projeto da legenda para o estado: "Esse projeto atual está destruindo o estado. Vemos essa tragédia todos os dias".

Lideranças do PT de Pernambuco lançaram um manifesto em apoio à pré-candidatura da deputada federal Marília Arraes ao governo. A iniciativa mostra um racha no partido, aliado do PSB local, que lançou o deputado federal Danilo Cabral na disputa.

O deputado federal Sebastião Oliveira, do Avante, é o candidato a vice na chapa.

Miguel Coelho (União Brasil)

Miguel Coelho - UOL - UOL
O candidato ao governo de Pernambuco pelo União Brasil, Miguel Coelho, durante sabatina UOL/Folha
Imagem: UOL

Miguel Coelho é o nome escolhido pelo recém criado União Brasil - fusão entre os extintos DEM e PSL - para ser candidato ao governo de Pernambuco nas eleições 2022.

Durante a sabatina UOL/Folha, o pré-candidato do União Brasil defendeu a eleição de um nome da oposição ao governo do estado, interrompendo um ciclo de mais de 15 anos do PSB no comando do estado.

No segundo mandato como prefeito de Petrolina, deixou o cargo no dia 31 de março deste ano para lançar sua pré-candidatura. Já foi deputado estadual e é filho do ex-líder do Senado no governo Bolsonaro, Fernando Bezerra Coelho.

A empresária Alessandra Vieira é a candidata a vice na chapa.

Raquel Lyra (PSDB)

Raquel Lyra - UOL - UOL
A candidata ao governo de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, durante sabatina UOL/Folha
Imagem: UOL

A ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, é a candidata do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) ao governo de Pernambuco.

Na sabatina UOL/Folha, Raquel Lyra admitiu que já votou no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu a candidatura de Simone Tebet (MDB) como o nome da 'terceira via' na disputa pelo Planalto, mas afirmou que não pretende se apoiar neste assunto durante a campanha.

Ela é filha de João Lyra Neto, que já foi vice-governador e assumiu o Governo do Estado em 2017, e sobrinha do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, que faleceu em 2013.

A deputada estadual Priscila Krause, do Cidadania, é a candidata a vice na chapa.

Ubiracy Olímpio (PCO)

Ubiracy Olimpio - Reprodução/ Youtube/ COTV - Reprodução/ Youtube/ COTV
Ubiracy Olimpio (PCO), candidato ao governo de Pernambuco
Imagem: Reprodução/ Youtube/ COTV

O poeta e escritor Ubiracy Olímpio é o candidato do PCO (Partido da Causa Operária) ao governo de Pernambuco.

Ubiracy Olímpio nasceu no Recife e, ainda criança, mudou-se com a família para Olinda.

Em 2020, foi candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, cidade onde mora. Há seis anos é filiado ao PCO. Tornou-se poeta ainda criança e, aos 14 anos, participou de seu primeiro concurso de poesia.

Anderson Isaias, também do PCO, é o candidato a vice na chapa.

Wellington Carneiro (PTB)

Wellington Carneiro (PTB) - Assessoria PTB - Assessoria PTB
Wellington Carneiro (PTB)
Imagem: Assessoria PTB

O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro de Pernambuco) lançou a candidatura ao governo do estado do pastor Wellington Carneiro, atual presidente da legenda.

Advogado e teólogo, o pastor Wellington Carneiro foi candidato a deputado federal nos anos de 2006 e 2018 e disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2014. Em 2018, o candidato protagonizou o mandado de segurança que proibiu a peça 'Jesus Rainha do Céu' no Festival de Inverno de Garanhuns.

Wellington Carneiro disputou as eleições municipais de 2020 como vice candidato à Prefeitura do Recife na chapa do Coronel Alberto Feitosa.

Nas Eleições 2022, o pastor terá a advogada Carol Tosaka como vice na chapa.