Quem são os candidatos ao governo do Paraná nas Eleições 2022
A menos de um mês do primeiro turno das Eleições 2022, os nomes que vão concorrer ao governo do Paraná já estão definidos. Nove candidatos foram apresentados e vão disputar a vaga no Palácio Iguaçu.
O primeiro turno das eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno acontecerá no dia 30 do mesmo mês.
Veja quem são os candidatos ao governo do Paraná (em ordem alfabética):
Adriano Teixeira (PCO)
O PCO (Partido da Causa Operária) confirmou a candidatura de Adriano Teixeira ao governo do Paraná.
Ele é licenciado em história e trabalha com funilaria e pintura. O candidato é da região de Paranavaí.
Nas eleições de 2020, disputou o cargo de vereador no município. É a primeira vez que ele concorrerá ao cargo de governador.
O candidato a vice na chapa é Cristiano Kusbick Poll, também do PCO.
Angela Machado (PSOL)
O PSOL confirmou a candidatura de Professora Angela Machado a governadora do Paraná. Professora da rede pública estadual há mais de 20 anos, Angela atua no Cursinho de Educação Popular Emancipa, na Vila Verde/CIC em Curitiba e no coletivo de mulheres Juntas. Sergio Nakatani (Rede) será o candidato a vice.
Durante a sabatina UOL/Folha, ela disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "é a melhor ferramenta que temos para derrotar" o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, mas criticou o Partido dos Trabalhadores.
Ela também defendeu que a Polícia Militar seja "desmilitarizada" e unida com a Polícia Civil, formando um único corpo policial no estado.
Carlos Massa Ratinho Junior (PSD)
Atual governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior é filho do apresentador Ratinho e vai buscar a reeleição. Em 2018, venceu as eleições para governador no primeiro turno. A chapa foi formalizada com a candidatura à vice-governador, novamente, do empresário e presidente licenciado da Fecomércio, Darci Piana.
O candidato disse durante sabatina UOL/Folha que é grato ao governo Jair Bolsonaro (PL) por investimentos em infraestrutura no estado. Ele afirmou ainda que todo cidadão tem o direito de questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas, como faz recorrentemente o presidente Jair Bolsonaro (PL), sempre sem provas.
Ratinho Junior é formado em Marketing e Propaganda e atuou em emissoras de rádio e TV do pai. Já foi deputado estadual, federal, secretário estadual e também disputou a prefeitura de Curitiba, em 2012. Na administração estadual, Ratinho Junior atuou na chefia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU) durante a gestão do ex-governador Beto Richa.
Joni Correia (DC)
O Democracia Cristã confirmou o nome do presidente do partido no estado, Joni Correia, como candidato ao governo do Paraná. O empresário Gledson Zawadzki será o vice na chapa.
Joni Correia nasceu em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, mas mora em Curitiba. É formado Direito e Publicidade e Propaganda.
Trabalhou como professor, empresário, e foi diretor da Secretaria de Trabalho e Emprego de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu.
Professor Ivan (PSTU)
O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) terá o candidato Professor Ivan como representante na eleição para governo do Paraná. O candidato a vice-governador na chapa é o jornalista Phill Natal, também do PSTU.
Ivan Ramos Bernardo é professor da rede estadual de educação. Morador de Paranavaí, também concorreu em 2018 ao cargo de governador.
Roberto Requião (PT)
Com longa trajetória na política, o ex-governador Roberto Requião anunciou no mês de março sua filiação ao PT para voltar à disputa do governo do Paraná nas Eleições 2022.
Durante a sabatina UOL/Folha, Requião afirmou que o estado está sem governo atualmente e criticou o alinhamento de Ratinho Júnior com o presidente Jair Bolsonaro. Ele também afirmou que Lula é a ferramenta necessária para a retomada econômica do Brasil.
Em 2018, Requião perdeu a eleição para senador. No entanto, já exerceu dois mandatos no Senado Federal, além de ter sido deputado estadual e prefeito de Curitiba. Ele é formado em Jornalismo e Direito.
O vice na chapa é o agrônomo Jorge Samek.
Ricardo Gomyde (PDT)
O PDT (Partido Democrático Trabalhista) confirmou a candidatura de Ricardo Gomyde ao governo do Paraná. A candidata a vice será a advogada Eliza Ferreira.
Ricardo Gomyde nasceu em Ibaiti, no Norte Pioneiro, e mora em Curitiba. É advogado, foi vereador por Curitiba, deputado federal e secretário estadual de Esporte.
No governo federal, Gomyde já assumiu a Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte e trabalhou como gestor na copa do mundo de futebol em 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, segundo informações do partido.
Solange Ferreira Bueno (PMN)
O PMN (Partido da Mobilização Nacional do Paraná) anunciou ainda em abril a candidatura de Solange Ferreira Bueno ao governo do Paraná.
Professora de música e nascida em Maringá (PR), Solange Bueno nunca concorreu a um cargo público e faz sua estreia nas urnas nas Eleições 2022.
Em entrevista ao Bem Paraná, a candidata afirmou que não quis começar com uma candidatura a vereadora ou deputada por não ver neste caminho tradicional a oportunidade para resolver os problemas da população. Ela também disse querer um Paraná "alinhado com Bolsonaro".
De acordo com informações do TSE, o advogado Osni Minotto teve a candidatura a vice indeferida por ausência de requisito de registro. O nome apontado como vice na chapa é o do empresário Marcos Antonio dos Santos.
Vivi Motta (PCB)
O PCB (Partido Comunista Brasileiro) terá Vivi Motta como candidata ao governo do Paraná. Diego Valdez é o vice.
Viviane nasceu em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Ela possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Ela atuou como professora de Sociologia na rede estadual e é militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.