Topo

Lula pede que Bolsonaro seja proibido de usar visita a Londres em campanha

Presidente Jair Bolsonaro assina livro de condolências em Londres pela morte da rainha Elizabeth - Jonathan Hordle/Pool via Reuters
Presidente Jair Bolsonaro assina livro de condolências em Londres pela morte da rainha Elizabeth Imagem: Jonathan Hordle/Pool via Reuters
Paulo Roberto Netto e Weudson Ribeiro

Do UOL, em Brasília

18/09/2022 17h41Atualizada em 18/09/2022 21h29

A campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu hoje ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que proíba o presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar como propaganda eleitoral qualquer vídeo, fotografia ou material gráfico produzido durante a viagem oficial a Londres, onde o mandatário participou do velório da rainha Elizabeth 2ª.

Os advogados Cristiano Zanin e Angelo Ferraro, que representam o petista no TSE, também pedem que seja determinada a remoção de links nas redes sociais de Bolsonaro, de seu vice, Walter Braga Netto, e de apoiadores políticos que usarem imagens e o discurso eleitoreiro do chefe do Executivo na capital do Reino Unido para fins eleitorais.

"Desde sua chegada a Londres, percebe-se que Bolsonaro confunde as figuras de presidente da República com a de candidato à reeleição, sequestrando atos oficiais da República brasileira para fazer campanha eleitoral, o que é absolutamente irregular", afirma a defesa do ex-presidente.

Em outra frente, a senadora Soraya Thronicke, candidata do União Brasil à Presidência, acionou o TSE contra Bolsonaro por suposto abuso de poder econômico e político na ida a Londres para o funeral da rainha Elizabeth 2ª.

A congressista também pede à Corte Eleitoral que proíba o uso das imagens da viagem pela campanha bolsonarista.

Mais cedo, a vereadora Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou ação semelhante com o mesmo pedido.

Os coordenadores jurídicos da campanha de Ciro Gomes, Walber Agra e Ezikelly Barros, também avaliam entrar com ação.

Viagem a Londres

Bolsonaro chegou a Londres neste domingo (18) para o velório da monarca. Em breve discurso a apoiadores na residência do embaixador brasileiro no Reino Unido, o presidente adotou tom de campanha e defendeu as suas principais bandeiras à reeleição, como a rejeição ao aborto, drogas e "ideologia de gênero".

"Temos que decidir o futuro da nossa nação. Sabemos quem é do outro lado e o que eles querem implantar no Brasil. A nossa bandeira sempre será dessas cores que temos aqui, verde e amarela", declarou.

O presidente criticou ainda os preços do combustível no Reino Unido. "Preço da gasolina é 1,61 libra. Isso dá aproximadamente R$ 9,70 o litro, praticamente o dobro da média de muitos estados do Brasil. Nossa gasolina é, na realidade, uma das mais baratas do mundo", diz ele em um posto de combustível na capital inglesa, Londres. "É o governo brasileiro trabalhando por você".

A divulgação da gravação ocorreu pouco depois de o país fazer um minuto de silêncio em homenagem à monarca.

Mais cedo, Bolsonaro havia sido criticado por opositores e pela imprensa local por fazer um discurso em tom eleitoral a apoiadores pouco antes de visitar o caixão da soberana e assinar o livro de condolências.