Topo

Conheça os candidatos ao Senado pela Bahia nas Eleições 2022

Saiba quem são os candidatos ao Senado na Bahia - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Saiba quem são os candidatos ao Senado na Bahia Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Diego Albuquerque

Colaboração para UOL, em São Paulo

21/09/2022 12h32

O Senado Federal é a câmara alta do Congresso Nacional do Brasil e, ao lado da Câmara dos Deputados, faz parte do Poder Legislativo da União. Em países que adotam o federalismo, ou seja, que são politicamente divididos em Estados, como é o caso do Brasil, o Senado existe para igualar a representatividade de todos os Estados da Federação - por conta disso cada unidade federativa tem três representantes, de forma igualitária.

O mandato de senador da República é de oito anos. Por isso, existem eleições em que apenas um senador é eleito, como nesse ano, e em algumas dois ficam com a vaga.

O estado da Bahia tem seis nomes que vão disputar o cargo de senador nessas eleições de 2022, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira abaixo a lista completa de candidatos a senador pelo estado da Bahia, em ordem alfabética.

Cacá Leão (PP)

Carlos Felipe Vazquez de Souza Leão, mais conhecido por Cacá Leão é um empresário e político brasileiro, atualmente deputado federal pelo estado da Bahia, filiado ao Progressistas (PP). É o atual vice-líder de seu partido na Câmara dos Deputados.

Nascido em Salvador (BA), Cacá Leão tem 42 anos e é filho do atual vice-governador do estado João Leão (PP). Sua indicação para a candidatura do Senado pela Bahia em 2022 aconteceu depois da desistência do pai.

Seu primeiro cargo eletivo veio em 2010, quando venceu a eleição para deputado estadual. No pleito seguinte, foi eleito deputado federal, e conseguiu a reeleição em 2018.

Cícero Ribeiro (PCO)

Cícero Ribeiro tem 63 anos e nasceu em Rui Barbosa (BA). Ele é candidato ao Senado pela Bahia pelo Partido da Causa Operária (PCO). Concorreu pela primeira vez em 2010, quando foi suplente de senador pelo PSOL.

É formado em educação física e pós graduado em terapia transpessoal, participou da fundação do PT em Salvador e é policial federal aposentado. Atualmente, além de militante do PCO, é corretor de imóveis e professor de Esperanto.

Atuou durante toda a sua carreira profissional nos sindicatos da categoria, associações e participou da organização e fundação de cooperativas de crédito.

Marcelo Barreto (PMN)

Marcelo Barreto é candidato ao Senado pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN). Nascido em Salvador, atualmente mora em Porto Seguro (BA), tem 56 anos e é presidente municipal do seu partido.

Começou a atuar na política se destacando na defesa dos interesses da classe trabalhadora no movimento estudantil e sindical.

Barreto atuou por mais de 30 anos na área de serviço público com fornecimento de energia e foi membro do Comitê Gestor estadual do 'Programa Luz Para Todos', destinado a levar energia à zona rural baiana.

Otto Alencar (PSD)

Otto Roberto Mendonça de Alencar é candidato ao Senado pelo Partido Social Democrático (PSD). Atualmente, é senador da República pelo mesmo estado e tenta a reeleição, já que a vaga a ser liberada será a dele.

Nascido na cidade de Ruy Barbosa (BA), Otto Alencar, tem 74 anos, é médico especializado em Saúde do Trabalho. Deu início à carreira política em 1986, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Foi reconduzido ao cargo por duas vezes. Também em duas ocasiões foi vice-governador da Bahia e governou o estado em 2002. Em 2014, Alencar se elegeu senador.

No cargo, ganhou visibilidade a nível nacional quando se destacou como integrante da CPI da Pandemia. Já passou pelo PTB e pelo PL, antes de integrar o PSD.

Raíssa Soares (PL)

Raíssa Soares concorre ao Senado pelo Partido Liberal (PL). É médica intensivista e foi secretária de Saúde de Porto Seguro. Pediu exoneração da pasta em novembro do ano passado e ingressou na política.

A médica tem 52 anos e ganhou repercussão ao publicar nas redes sociais relatos sobre uso de hidroxicloroquina no tratamento da covid-19 e recomendar que o presidente Jair Bolsonaro enviasse ao município mais caixas do medicamento, ineficaz no combate à doença. Pela defesa do uso do "Kit Covid" recebeu o título de "Doutora Cloroquina".

Tâmara Azevedo (Psol)

Tâmara Azevedo é candidata ao Senado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Ela é socióloga, especialista em políticas públicas e agente de turismo. Faz parte do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia.

Nasceu em Salvador (BA) e tem 49 anos. Militante e ativista desde os 14 anos, sua trajetória começou no movimento estudantil em 1989. Trabalhou na Coordenação Setorial do Carnaval de Salvador e na Fundação Gregório de Matos. Também já participou do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da coordenação da Escola Olodum.