Topo

Damares diz que se identifica com integralismo, linha inspirada no fascismo

Ex-ministra da Damares Alves - Alan Santos/PR
Ex-ministra da Damares Alves Imagem: Alan Santos/PR

Colaboração para o UOL

26/09/2022 12h03Atualizada em 26/09/2022 12h49

Candidata ao Senado pelo Distrito Federal, a ex-ministra Damares Alves (Republicanos) disse, em entrevista ao jornal O Tempo publicada ontem, que se identifica com o movimento integralista. A linha de pensamento é inspirada no fascismo italiano e chegou ao Brasil nos anos 1930.

"O movimento integralista, pelo que conheço, defende Deus, Pátria, família, e essa é a minha bandeira. Eu sou religiosa, sou cristã, sirvo a um Deus vivo e poderoso. Pátria, eu amo esta nação. Você sabe disso, o que eu faço pelo meu país? Eu oro pela minha nação desde os seis anos de idade", afirmou.

Em linhas gerais, o integralismo pode ser caracterizado pela sua associação à moral religiosa, pelo seu apelo nacionalista e, principalmente, pela defesa da hierarquização social.

O movimento no Brasil não apenas contrapôs-se às instituições liberais, mas também combateu o nascente movimento comunista.

Questionada pelo jornal sobre o apoio que tem recebido da Frente Integralista Brasileira, criada em 2005, nas eleições, Damares argumenta que as pautas são parecidas.

Se eu disser pra tu: tem até esquerda recomendando voto em mim porque eu defendo crianças (...) as minhas pautas são muito claras e os diversos movimentos têm manifestado apoio à minha candidatura. Ex-ministra Damares Alves

Procurada pelo UOL, a assessoria de comunicação da ex-ministra Damares Alves disse que não vai se manifestar sobre o caso.

Ipec para Senado no DF: Flávia Arruda tem 28% e Damares, 21%

A pesquisa Ipec para o Senado do Distrito Federal, contratada pela TV Globo e divulgada no último dia 21, aponta a ex-ministra Flávia Arruda (PL) na liderança da disputa, com 28% de intenções de voto. Já a também ex-ministra Damares Alves (Republicanos) tem 21% dos votos.

Ambas oscilaram segundo o último levantamento — Flávia, três pontos percentuais para baixo e Damares, dois para cima. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em seguida aparecem Rosilene Corrêa (PT), com 13%; Joe Valle (PDT), com 4%; Tenente Cel. Sousa Júnior (DC), Dr. Carlos Alves (PSD), Pedro Ivo/Mandato Coletivo (Rede) e Marcelo Hipólito (PTB), com 1% cada um.

O nível de confiança do levantamento, segundo o instituto, é de 95%. O instituto ouviu, entre os dias 18 e 20 de setembro, 1.504 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 07770/2022.