Topo

Omar Aziz (PSD) é reeleito ao Senado pelo Amazonas

Senador Omar Aziz em campanha no Amazonas - Divulgação
Senador Omar Aziz em campanha no Amazonas Imagem: Divulgação

Gabriel Toueg

Colaboração para o UOL

02/10/2022 23h33

O senador pelo Amazonas Omar Aziz (PSD) foi reeleito neste domingo para mais oito anos no cargo. Ele contou com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha. Aziz, que ganhou projeção nacional ao comandar a CPI da Covid, disputou a reeleição pela Coligação Em Defesa da Vida (PSD, PT, MDB, PCdoB e PV). Com 99,58% das urnas apuradas no estado até 00h14, ele teve 777.098 votos (41,25%).

As pesquisas mostravam uma disputa apertada com Coronel Menezes (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), e Arthur Neto (PSDB).

Com a reeleição de Aziz, a bancada amazonense no Senado não se altera. Permanecem no cargo os senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB).

Quem é Omar Aziz

No Senado, Aziz foi também presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, uma das mais importantes da Casa. Ele ainda atuou para a aprovação da nova Lei de Informática. Sua vida política teve início na década de 1990, quando foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Manaus. Ele deixou o cargo após a chapa ser reeleita para concorrer a vice-governador com Eduardo Braga, atual colega no Senado.

Em 2006, a dobradinha Braga-Aziz foi reconduzida ao governo. Embora tenha vida política no Amazonas, Aziz nasceu em Garça, no interior de São Paulo. Ele tem 64 anos.

Nas eleições de 2010, Omar Aziz disputou pelo PMN o governo do estado e venceu em primeiro turno, com cerca de 64% dos votos. No ano seguinte, foi um dos fundadores do PSD, legenda em que está até hoje e do qual é líder no Senado. A entrada na Casa Alta do Congresso ocorreu em 2014, quando ele renunciou ao governo em Manaus para concorrer — e obteve o mandato com 58,51% dos votos válidos.

Aziz foi candidato a governador novamente em 2018, mas não conseguiu obter bons resultados, ficando em quarto lugar.