Topo

Cleitinho (PSC) derrota Silveira (PSD) e é eleito senador por Minas Gerais

Cleitinho Azevedo é eleito senador por MG - Divulgação
Cleitinho Azevedo é eleito senador por MG Imagem: Divulgação

Ana Carla Bermúdez

Colaboração para o UOL

02/10/2022 22h08Atualizada em 03/10/2022 00h30

O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) foi eleito senador de Minas Gerais nas eleições de 2022. Com 99,96% das urnas apuradas até 00h29, ele teve 4.267.380 votos (41,53% do total). Com a vitória, ele passará a ocupar, a partir de 2023, a cadeira que hoje é de Alexandre Silveira (PSD), que teve 3.678.320 votos (35,80%).

Apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Silveira concorreu à reeleição, mas não teve desempenho suficiente nas urnas para permanecer no cargo. Cleitinho, por sua vez, contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa por uma vaga no Senado.

No fim de setembro, durante visita de Bolsonaro a Divinópolis, Cleitinho subiu na garupa de uma moto com o presidente para participar de uma motociata que saiu do aeroporto até o centro da cidade. Na ocasião, nenhum dos dois fez uso de capacete.

Quem é Cleitinho Azevedo

Natural de Divinópolis (MG), Cleitinho tem 40 anos e foi eleito em 2016 para seu primeiro mandato como vereador, sendo o terceiro candidato mais votado na cidade. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual. Na política, é conhecido por suas críticas ao que classifica como privilégios dos políticos.

Sua cidade natal é hoje governada por seu irmão, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC), cuja gestão foi alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar um suposto superfaturamento na compra de itens escolares pelo município.

O relatório da comissão, apresentado em agosto deste ano, apontou indícios de formação de cartel, omissão e negligência por parte da Secretaria Municipal de Educação. Em entrevista ao jornal O Tempo, o senador afirmou que a comissão foi criada com o intuito de atrapalhar a sua candidatura ao Senado.

Antes de entrar para a política, o senador eleito era conhecido em Divinópolis por seu trabalho como comerciante no sacolão de verduras da família.

Como fica a bancada de Minas Gerais no Senado

Cleitinho Azevedo se juntará a Carlos Viana (PL) e Rodrigo Pacheco (PSD) na bancada de Minas Gerais no Senado. O atual senador Alexandre Silveira (PSD) deixará sua cadeira.

No Senado, diferentemente da Câmara, os mandatos duram oito anos. Por isso, os senadores Carlos Viana e Rodrigo Pacheco, que iniciaram no cargo em 2019, ficam no senado até 2027. Já o mandato de Cleitinho se encerrará em 2031.

Cleitinho tem Alex Diniz (PSC) e Wander de Souza (PSC) como suplentes. Eles podem assumir a cadeira em casos como renúncia e licença do senador eleito.