Topo

Bolsonaro posta vídeo de apoio de Trump: 'Ele é respeitado por todos'

Donald Trump grava vídeo de apoio a Jair Bolsonaro - Reprodução/Twitter
Donald Trump grava vídeo de apoio a Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

02/10/2022 01h26Atualizada em 02/10/2022 08h04

A poucas horas do início da votação, o presidente Jair Bolsonaro (PL) postou em seu perfil no Twitter um vídeo no qual recebe o apoio de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos. O vídeo foi divulgado por Bolsonaro no final da noite de ontem, às 23h39.

Trump diz no vídeo que Bolsonaro é "um dos maiores presidentes que qualquer país do mundo poderia ter" e que é "respeitado por todos ao redor mundo".

"Para o povo brasileiro: vocês têm uma grande oportunidade de reeleger um líder fantástico, um homem fantástico, um dos maiores presidentes que qualquer país do mundo poderia ter, o presidente Bolsonaro. Ele fez um trabalho absolutamente incrível na economia de vocês, no país de vocês. Ele é respeitado por todos ao redor do mundo, de modo que eu apoio fortemente o presidente Bolsonaro. Ele será líder do Brasil, eu espero, por um bom tempo. Ele está levando o país de vocês a um grande patamar e, digo mais uma vez, graças a ele, seu país é respeitado em todo o mundo. Então, saiam de casa e votem em Bolsonaro", afirmou Trump.

Junto ao vídeo, Bolsonaro escreveu um agradecimento ao ex-presidente dos Estados Unidos. "Obrigado, meu amigo Trump! Graças ao apoio do povo brasileiro e de nossa determinação em lutar pelos interesses do Brasil, hoje somos respeitados no mundo todo e contamos com o apoio de nações livres e prósperas e não mais de ditaduras socialistas, como no passado".

Apoio de ex-premiê de Israel e líder opositor venezuelano

Na mesma rede social, Bolsonaro também postou vídeos com declarações de apoio do ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu e do líder opositor venezuelano Juan Guaidó. Nos vídeos, nenhum dos dois pede explicitamente votos ao atual presidente brasileiro.

"Sob sua liderança, nossas relações nunca foram tão fortes. O senhor visitou Israel duas vezes, e eu visitei o Brasil uma vez. E nós vimos como os laços de amizade e simpatia entre os povos do Brasil e Israel se tornaram mais fortes. Desejo o melhor e agradeço novamente por sua amizade", afirmou Netanyahu.

Guaidó, por sua vez, agradeceu Bolsonaro "pelo apoio aos nossos migrantes e refugiados".

"Em poucos dias, os brasileiros terão a oportunidade de votar em eleições livres e justas, que é a razão que inspira nossa luta na Venezuela. Esperamos que o Brasil continue sendo aliado da democracia e não de uma ditadura", disse o venezuelano.