Topo

Teresa Leitão (PT) é eleita senadora por Pernambuco

Teresa Leitão (PT) em campanha: senadora por Pernambuco - Reprodução/Facebook
Teresa Leitão (PT) em campanha: senadora por Pernambuco Imagem: Reprodução/Facebook

Carlos Madeiro

Colunista do UOL

02/10/2022 21h47Atualizada em 03/10/2022 00h24

A deputada estadual Teresa Leitão (PT) foi eleita neste domingo (2) senadora por Pernambuco.

Ela foi eleita com 46,12% dos votos. O segundo colocado, Gilson Machado (PL), teve 29,55%.

Ela fará companhia aos senadores Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB), que já representam o estado e estão em meio de mandato no Senado.

Apoiada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Teresa fez uma campanha muito pautada em sua história pessoal, ligada a entidades sindicais e de lutas trabalhistas junto ao PT.

Como sempre liderou as pesquisas, foi o alvo preferido dos adversários, mas em momento algum perdeu a dianteira. "Teresa é a senadora do meu coração", dizia Lula em gravação para a petista.

Quem mais a atacou na campanha foi o candidato André de Paula (PSD), que estava na chapa de Marília Arraes (Solidariedade) e também apoiava o presidente Lula.

O principal motivo das queixas era que Teresa estava na chapa junto com o PSB, que governa Pernambuco há 15 anos e enfrenta baixa popularidade.

Teresa foi ao contra-ataque e lembrava os votos de André durante seus mandatos como deputado federal, como nas reformas trabalhistas e da previdência, que foram aprovadas em 2017 e 2019, respectivamente.

História

Ligada a movimentos populares, Teresa é formada em pedagogia e é professora aposentada. Ela está em seu quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa e é líder do PT na Casa.

Ela também é ex-dirigente sindical da educação e ex-presidente do PT estadual de Pernambuco. Para o governo, ela apoiou o candidato Danilo Cabral (PSB).