Topo

Pela 1ª vez, Congresso terá duas pessoas trans; conheça as eleitas

Erika Hilton foi eleita deputada federal pelo PSOL-SP - Reprodução/Instagram
Erika Hilton foi eleita deputada federal pelo PSOL-SP Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

03/10/2022 00h25

O Congresso nacional terá pela primeira vez pessoas trans em sua composição. Foram eleitas como deputadas federais Erika Hilton (PSOL-SP), com 256 mil votos, e Duda Salabert (PDT-MG), com 208 mil votos.

Quem são as eleitas? Erika Hilton exerceu seu primeiro cargo público como deputada estadual pela Bancada Ativista em 2018. Deixou o cargo para concorrer a uma vaga de vereadora em 2020. Foi eleita a primeira travesti da Câmara dos Vereadores de São Paulo.

Duda Salabert também foi a primeira vereadora trans de Belo Horizonte, e a mais votada da cidade, em 2020.

Elas enfrentaram violência? Ambas foram vítimas de inúmeras ameaças de morte durante seus primeiros mandatos, sendo que Duda foi votar neste domingo com colete à prova de balas.

Quantas candidatas trans concorreram? As eleições bateram o recorde de candidaturas trans pelo país: ao todo foram 80 candidaturas, sendo 38 federais e 42 estaduais, segundo levantamento da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).

Qual a importância da eleição das deputadas trans? Para Bruna Benevides, secretaria de articulação política da Antra, "o Brasil só tem a ganhar e a aprender" com a eleição das duas deputadas federais.

"Elas abrem caminhos e marcam seus nomes na história. Elas não falam por nós, falam conosco. É um momento de alegria e comemoração apesar de todo o cenário do fascismo e do autoritarismo que também foi eleito."

Duda Salabert também comemorou. "Foram vitórias históricas, porque moramos no país em que 90% das travestis e transexuais estão na prostituição. Nossa expectativa de vida não supera 40 anos".

Duda Salabert - Reprodução redes sociais - Reprodução redes sociais
Duda Salabert foi eleita deputada federal pelo PDT-MG
Imagem: Reprodução redes sociais

Apesar da manutenção de um Congresso conservador, avalia Duda, a expectativa para seu mandato é positiva. "Tivemos avanço em candidaturas que se preocupam com o clima, como é meu caso, e de candidaturas que se preocupam com o social".

Quem mais foi eleita? As assembleias legislativas também contarão com a presença de pessoas trans.

Linda Brasil (PSOL) se tornou a primeira deputada estadual trans eleita em Sergipe, assim como Dani Balbi (PCdoB), eleita pelo Rio de Janeiro.

Carolina Iara, da Bancada Feminista do PSOL, continua o legado de Erica Malunguinho na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).