Topo

Tiririca vai de campeão de votos a deputado eleito menos votado de SP

Tiririca na Câmara dos Deputados - Nilson Bastian/Câmara dos Deputados
Tiririca na Câmara dos Deputados Imagem: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados

Juliana Almirante

Colaboração para o UOL

03/10/2022 11h28

O deputado federal Tiririca (PL) saiu do posto de mais votado do país, quando se elegeu pela primeira vez à Câmara Federal em 2010, para o menos votado em São Paulo neste ano. Neste domingo (2), ele foi eleito por média, com 71.754 votos (0,3%), para o quarto mandato.

Mais votado do país em 2010

Natural de Itapipoca (CE), Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como o palhaço Tiririca, estreou na política ao conquistar a cadeira na Câmara pelo PR em 2010.

À época, ele recebeu mais de 1,3 milhão de votos, com a maior votação entre os que se candidataram a deputado federal em todas as unidades da federação.

Foi a segunda maior votação da história para deputado no Brasil. Tiririca só ficou atrás de Enéas Ferreira Carneiro, morto em 2007, que recebeu o voto de 1,5 milhão de eleitores para deputado federal em 2002.

Tiririca foi eleito repetindo chavões como: "Pior do que tá não fica, vote no Tiririca". Em outra inserção no horário eleitoral, ele dizia: "Quando vocês apertarem na urna eleitoral, vai aparecer esse cara aqui, e esse cara aqui sou eu. Ô candidato lindo".

Em 2014, Tiririca voltou a ser eleito ao cargo, como o segundo candidato mais votado, com 1 milhão de votos.

Em 2017, ele chegou a fazer um discurso na Casa afirmando que estava decepcionado com a política e que não iria tentar se reeleger.

No entanto, ele foi eleito pela terceira vez, em 2018, depois de aparecer no horário eleitoral apostando novamente no humor, ao imitar a cantora Jojo Todynho e o jogador Neymar.

"Eu enganei vocês, falei que não ia voltar, mas eu voltei. Avisa para o povo, é Tiririca de novo", disse em uma das aparições.

Menos votado por SP em 2022

Tiririca foi um dos 1.526 candidatos a deputado federal em São Paulo neste ano. No total, o estado preenche 70 cadeiras na Casa. O mais votado neste ano em SP foi Guilherme Boulos (PSOL), com 1.001.472 votos (4,22%).

Já o deputado federal mais votado no país em 2022 foi o vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira. Do mesmo partido de Tiririca, o PL (Partido Liberal), Ferreira recebeu 1.492.047 votos em Minas Gerais para ocupar uma vaga na Câmara.

Apesar de Tiririca ter ficado em último lugar na lista dos mais votados em SP neste ano, o PL tem dois deputados que ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugar no ranking de mais votados: Carla Zambelli (946.244 votos) e Eduardo Bolsonaro (741.701).

Eduardo Bolsonaro se filiou ao PL em fevereiro deste ano, após o pai, o presidente da República Jair Bolsonaro, ter ingressado na sigla. Com isso, Tiririca perdeu o número que usava nas urnas desde 2010, "2222", para o filho de Bolsonaro.

O humorista chegou a afirmar que desistiria de se candidatar novamente devido à mudança. "Se for verdade, vou desistir da eleição. Isso é como transferir boa parte dos meus votos para Eduardo Bolsonaro", reclamou ele na ocasião. Porém, voltou a se candidatar para uma vaga na Casa, desta vez com o número "2255".