Topo

PSTU declara apoio 'crítico' a Lula para derrotar Bolsonaro no 2º turno

Vera Lúcia (PSTU) - Divulgação
Vera Lúcia (PSTU) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/10/2022 16h35Atualizada em 06/10/2022 21h02

O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), que tinha como candidata à presidência Vera Lúcia, declarou apoio ao nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições contra o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL).

Vera Lúcia teve 0,02% no primeiro turno, com 25.625 votos do eleitorado. Ela ficou à frente apenas do Constituinte Eymael (DC), que ficou em último lugar na disputa, com 0,01% (16.604). No primeiro turno, Lula obteve 48,43% enquanto Bolsonaro teve 43,20% dos votos.

No 2º turno, quando não podemos apresentar uma candidatura independente, defendemos o voto crítico em Lula para derrotar Bolsonaro nas eleições. Isso porque Bolsonaro reivindica a ditadura militar, defende um projeto autoritário e ameaça as liberdades democráticas. Seguir no controle do aparelho de Estado facilita seu projeto autoritário. PSTU

Em nota divulgada no site, o PSTU declarou que não apoia o projeto do PT, "expresso na chapa Lula-Alckmin", e disparou que não irá integrar e apoiar um possível governo petista na presidência da República, apesar de anunciar o apoio.

Para o PSTU, Bolsonaro é o responsável por centenas de mortes na pandemia da covid-19 e também pela "carestia, pelo desemprego e pela fome e prepara uma onda de despejos".

Porém, o partido pede que os eleitores não "depositem confiança no [possível] governo [petista], e sim fazer avançar a luta e a organização independente da classe trabalhadora para, por meio da mobilização, exigir emprego, salário, terra, moradia e direitos".

"Reforçamos a necessidade de organizar a luta e a autodefesa da classe trabalhadora pela base, porque a derrota do bolsonarismo não é possível só com derrota eleitoral de Bolsonaro. Ela exige mobilização social e um programa que mude as condições sociais e políticas que o alimentam."

No Twitter, Vera Lúcia compartilhou o link da nota do partido com o posicionamento de apoio pró-Lula no segundo turno das eleições, previsto para ocorrer no próximo dia 30 de outubro.