Topo

O que Simone Tebet falou sobre o orçamento secreto?

Simone Tebet participou do podcast Flow em 18 de agosto - Reprodução/YouTube
Simone Tebet participou do podcast Flow em 18 de agosto Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

07/10/2022 11h40

Um vídeo da ex-senadora e candidata derrotada à Presidência Simone Tebet (MDB) explicando o que é o orçamento secreto viralizou nas redes sociais nesta semana. No trecho, retirado e editado de uma entrevista que ela concedeu ao podcast Flow em 18 de agosto, Tebet diz que as emendas de relator podem ter sido usadas no "maior esquema de corrupção do planeta Terra".

Publicações com a gravação acumulam milhares de curtidas no Twitter, Instagram e TikTok. "Será que o Bolsonaro quer que esse vídeo circule por aí?", escreveu uma internauta.

@tirasdepodcast

SIMONE TEBET DESMENTE BOLSONARO E PROVA QUE EMENDA DE RELATOR É ORÇAMENTO SECRETO

? som original - TIRAS DE PODCAST

Veja o que Simone Tebet falou ao Flow sobre o orçamento secreto:

Simone Tebet: Esse dinheiro vai, mas ele vai sem rubrica, sem autoria.

Apresentador: Parece secreto.

Simone Tebet: Ele é secreto, porque não sei. Aí, ele é distribuído lá para a cidade, e eu não sei para onde que está indo esse dinheiro e se ele esta sendo aplicado. Vai ser, escuta o que eu to dizendo.

Quando acabar as eleições, podemos estar diante do maior esquema de corrupção do planeta Terra.

Simone Tebet: Numa cidadezinha do interiorzinho do Maranhão, há denúncias de que uma cidade de 20 mil habitantes fez mais exames de HIV que toda a cidade de São Paulo, de 12 milhões de habitantes. Tem cidade que diz que extraiu 540 mil dentes, é uma cidade pequenininha. Significa ter tirado 14 dentes de cada boca de cada cidadão da cidade, inclusive do bebê recém-nascido que não tem dente.

[...]

Não estou falando daquela coisa de levar 10%, estou falando da nota inteira que pode ter sido fria e que pode ter simplesmente o dinheiro ter saído de Brasília e ido pro bolso de alguém ou 'alguéns', uns três ou quatro em conluio.

Não tem sentido, as menores cidadezinhas do Maranhão receberam os maiores recursos desse orçamento. E aí, você vai puxar a fila, e porque ele é secreto: eu não sei de onde saiu, quem foi o autor, quem tem a digital, quem tem a rubrica, eu não consigo controlar.

Agora vai se tornar público, porque um valor dessa grandeza não fica escondido por muito tempo. A hora em que o Ministério Público puder ter o direito, a autonomia de investigar —e já esta começando agora la nas cidades, algum prefeito caindo, mandado de prisão — então vai ficar claro. [...] Você precisa abrir a caixa alaranjada".

Quem é Simone Tebet

Simone Tebet tem 52 anos e é filiada ao MDB. Ex-senadora pelo Mato Grosso do Sul, ela ficou em terceiro na disputa pela Presidência, com 4,16%, o que corresponde a 4.915.423 votos.

Em sua primeira candidatura ao Planalto, ela terminou à frente do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que somou 3,04% dos votos na sua quarta tentativa de se eleger para o Executivo federal.

Nesta semana, Tebet anunciou que irá apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. "Apesar das críticas que fiz, depositarei nele o meu voto. Seu compromisso é com a democracia e Constituição, o que desconheço no atual presidente", afirmou.