Topo

'Oração forte': influencer que faz sucesso com vídeos de reza vira deputado

Show-culto do evangelizador Fábio Teruel, no Centro de Tradições Nordestinas, em SP - Keiny Andrade/UOL
Show-culto do evangelizador Fábio Teruel, no Centro de Tradições Nordestinas, em SP Imagem: Keiny Andrade/UOL

Thiago Varella

Colaboração para o UOL

11/10/2022 04h00

O radialista e evangelizador Fabio Teruel (MDB) foi eleito deputado federal por São Paulo. O candidato foi o 14.º mais votado, com 235.165 votos. O número impressiona, mas representa menos de 4% do total de seguidores que ele possui em seu canal no YouTube.

Teruel é um fenômeno da internet, com 6,6 milhões de seguidores no YouTube e 3,5 milhões no Instagram. Com uma voz grave e suave ao mesmo tempo, forjada em décadas em rádios como a Globo, a Tupi e a Tropical, o agora deputado federal faz sucesso com vídeos de evangelização.

A tática usada é a de "lives" com uma grande oração ou uma mensagem motivacional de cunho cristão. Digite "oração da tarde" ou "oração forte" no YouTube e verá o sucesso que Teruel faz. O vídeo de maior audiência tem 14,3 milhões de visualizações, quatro horas de duração e o título "Adormeça orando o Salmo 91 e veja o que acontece".

Teruel, que já foi um evangelizador católico, hoje não faz seu trabalho em nome de nenhuma religião. Diz-se apenas cristão, o que acaba atraindo o público católico e também o evangélico, apesar de falar muito em Nossa Senhora.

Além da internet, o agora deputado também faz shows evangelizadores que atraem multidões. Em 2020, o UOL TAB acompanhou um desses encontros, no CTN (Centro de Tradições Nordestinas), no Bairro do Limão, zona norte de São Paulo. Além da pregação, Teruel também canta, atende o público e vende kit com incensos e orações.

Quando está no palco, segundo a reportagem, Teruel fala muito de Deus, mas foca em Nossa Senhora Aparecida.

"Em um 'momento superação', o evangelizador motivacional repete sua própria experiência, que todos ali conhecem de cor. Ele diz que, no começo da carreira, quando esteve desempregado e acumulou uma dívida de R$ 500 mil, passou por uma depressão profunda", conta a reportagem. Seu encontro com Deus seria o responsável pela mudança de vida.

Fábio Teruel - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
Show de Fábio Teruel no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo
Imagem: Keiny Andrade/UOL

Família na política

Há dois anos, a mulher do evangelizador, a radialista Ely Teruel (Podemos), se elegeu vereadora na capital paulista na esteira do sucesso do marido e do trabalho social que mantém com ele.

Teruel também é filho de político. Seu pai, o também radialista Ataíde Teruel (Podemos), é deputado estadual por São Paulo, mas não conseguiu se reeleger na eleição deste ano.