Topo

Imagens de bolsonaristas hostilizando imprensa em Aparecida viralizam

Thiago Varella

Colaboração para o UOL

12/10/2022 18h54

Um vídeo que mostra um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) hostilizando profissionais da imprensa em Aparecida (SP) foi hoje um dos principais assuntos políticos do dia nas redes sociais.

As imagens, flagradas ao vivo pela CNN Brasil, repercutiram negativamente e foram amplamente usadas por políticos de oposição e pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —que cumpriu hoje agendas no Rio e em Salvador longe de templos religiosos.

A visita de Bolsonaro ao Santuário de Aparecida neste feriado que comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vinha sendo preparada pela campanha para ser utilizada como propaganda positiva nas redes sociais. E, de certo modo, assim foi feito.

Diversos políticos e perfis favoráveis ao presidente postaram imagens do candidato à reeleição chegando ao santuário para assistir a uma missa, sendo aplaudido por algumas pessoas. Reportagem do UOL confirmou que, de fato, Bolsonaro chegou a ser aplaudido, mas também foi vaiado.

As postagens fazem parte de estratégia para conquistar votos entre católicos após grande ofensiva durante o primeiro turno para atrair evangélicos que contou com o apoio da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O presidente é descrito nos posts com termos como "cristão verdadeiro", por exemplo.

No entanto, antes mesmo da chegada de Bolsonaro em Aparecida, perfis favoráveis a Lula se aproveitaram da homilia feita pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, como forma de criticar o atual governo. Durante a missa, o religioso disse, sem citar nomes de candidatos ou políticos, que é preciso combater o "dragão do ódio", da mentira, do desemprego, da fome e da incredulidade.

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, foi um dos que interpretou a fala de Dom Orlando Brandes como uma crítica ao governo Bolsonaro.

Outras postagens chamaram a atenção para bolsonaristas que vaiaram religiosos durante a missa e da própria postura de Bolsonaro que transformou um feriado católico em evento de campanha.

No entanto, depois do fim da missa acompanhada por Bolsonaro, outro fato repercutiu ainda mais nas redes sociais. Durante a cobertura ao vivo da visita do presidente a Aparecida, a CNN Brasil flagrou um grupo de apoiadores de Bolsonaro, com camisas verde e amarelo, hostilizando equipes de reportagem de TV.

Rapidamente, o ato foi divulgado pelo deputado federal André Janones (Avante-MG).

No Twitter, a jornalista e apresentadora da CNN Daniela Lima explicou que o ato violento ocorreu em frente à Basílica velha de Aparecida, perto do lugar onde um grupo católico fundamentalista iria rezar um terço com Bolsonaro —mais tarde, o presidente cancelou a participação—, em evento sem a anuência da Arquidiocese local.

O grupo, disse a apresentadora, hostilizou um cinegrafista da TV Vanguarda, afiliada da TV Globo na região, que buscou abrigo com funcionários da TV Aparecida.

Em pouco tempo, políticos ligados à campanha de Lula postaram as imagens da agressão nas redes sociais. Outros perfis também criticaram Bolsonaro e seus apoiadores.

Outro vídeo que também repercutiu nas redes sociais foi o que mostrou um grupo de apoiadores de Bolsonaro encurralando uma pessoa com roupas vermelhas, nos arredores do Santuário. As imagens foram postadas, entre outros, pelo jornalista Reinaldo Azevedo, colunista do UOL.