Topo

UOL e Folha sabatinam candidatos aos governos estaduais no 2º turno

Do UOL, em São Paulo

14/10/2022 15h00

Na próxima semana, começam as sabatinas com os candidatos aos governos estaduais promovidas pelo UOL em parceria com o jornal Folha de S.Paulo.

Foram convidados os candidatos que avançaram ao segundo turno em seis estados: São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Confirmaram presença, até o momento, nove dos 12 postulantes. Dois ainda estão em negociações e apenas um recusou o convite: Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo de São Paulo.

O UOL e a Folha ainda aguardam respostas das campanhas do senador Jorginho Mello (PL), candidato em Santa Catarina, e do ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), candidato no Rio Grande do Sul.

Calendário. Ainda há alguns ajustes, como datas a serem acertadas e horários a serem definidos. Até o momento, a agenda de sabatinas é a seguinte:

  • 18/10 - [horário a definir] - RS: Eduardo Leite (PSDB)
  • 19/10 - 16h - SC: Décio Lima (PT)
  • 20/10 - 10h - MS: Capitão Contar (PRTB)
  • 20/10 - 16h - MS: Eduardo Riedel (PSDB)
  • 21/10 - 10h - PE: Marília Arraes (Solidariedade)
  • 21/10 - 16h - PE: Raquel Lyra (PSDB)
  • 26/10 - 10h - SP: Fernando Haddad (PT)

Os dois candidatos na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil), confirmaram presença, mas ainda falta definir data e horário das sabatinas.

Tarcísio alega agenda cheia. A assessoria de Tarcísio alegou incompatibilidade na agenda do candidato para declinar do convite para participar da sabatina.

"Por decisão da coordenação da campanha, o candidato Tarcísio de Freitas precisará reajustar a agenda de debates e sabatinas, já que há muitos sendo agendados para um período tão curto neste segundo turno. Por conta do exposto, o candidato irá declinar da participação na sabatina Folha/UOL", diz em nota. Ele também decidiu não participar de alguns dos debates previstos.

Como serão as entrevistas? As sabatinas terão uma de duração e serão realizadas por um moderador e dois entrevistadores (um do UOL e outro da Folha). O moderador ficará no estúdio do UOL, na avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo, e os entrevistadores participarão de forma remota.

Onde assistir? Os eventos serão transmitidos pela internet nos sites e perfis nas redes sociais do UOL e da Folha.