Topo

Sóstenes (PL): Bolsonaro e Valdemar são ex-presidiários, mas pagaram penas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/10/2022 14h02

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) participou do programa de Análise de Debate do UOL hoje e fez uma comparação entre Jair Bolsonaro (PL), Valdemar Costa Neto (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para Sóstenes, todos eles são ex-presidiários, mas Lula é o único que não cumpriu sua pena.

"Presidente Bolsonaro e Valdemar Costa Neto pagaram suas penas e são ex-presidiários. Um no sistema militar e outro no sistema por corrupção", disse.

E continuou: "Pagaram suas penas, diferente do ex-presidiário Lula. A diferença é que o ex-presidente Lula não cumpriu sua pena e foi feito um achincalho através de um ex-ministro do STF, indicado pela ex-presidenta Dilma, para dar a ele a nulidade dos caminhos processuais, não a nulidade dos processos e nem da condenação", afirmou.

O deputado ainda disse acreditar que a participação de Lula na corrida eleitoral é ruim para a própria democracia brasileira.

"É muito ruim para a democracia brasileira e para um pai e uma mãe de família, que tem um filho, olhar para a história brasileira e falar que colocou na presidência da República um ex-condenado em todas as instâncias para presidir o Brasil".

Vice do PT: Moro com Bolsonaro é espetáculo ridículo e expõe trama

"Moro no debate é um espetáculo ridículo, porque isso serve para mostrar que a trama montada por ele não foi para investigar corrupção, foi para construir o projeto de poder liderado pelo Bolsonaro. É uma coisa vergonhosa para o país isso. O juiz que comandou a operação Lava Jato vai ser assessor do Bolsonaro", disse o deputado federal e vice-presidente nacional do PT José Guimarães.

Ainda durante sua participação no programa, Guimarães afirmou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa elevar o tom e ser mais agressivo no próximo debate, atacando Bolsonaro em temas mais sensíveis como a corrupção, por exemplo.

"No próximo debate Lula precisa bater nele [Bolsonaro] com os quatro pés e as quatro mãos por conta do que esse governo representa do ponto de vista da corrupção. Na covid, nas rachadinhas da família e por aí vai. Acho que nesse ponto faltou uma ofensiva maior nossa da campanha no enfrentamento desse debate".

Oyama: QG avalia que decisão de Moraes surpreendentemente salvou Bolsonaro

"Houve gente na campanha que defendeu que o presidente Bolsonaro não fosse ao debate, mas disseram que Bolsonaro foi salvo pelo ministro Alexandre de Moraes. Essa foi a avaliação da campanha, porque aos 44 minutos do 2º tempo, poucas horas antes do debate, o ministro do Supremo decidiu divulgar uma sentença respondendo a um pedido de suspensão da propaganda do PT que mostrava esse vídeo que desagradou eleitores do Bolsonaro", disse a colunista do UOL Thaís Oyama.

Oyama também destacou que houve, inclusive, comemoração por parte da campanha do atual presidente, uma vez que a expectativa para o debate era bastante negativa.

"Alexandre de Moraes, que é um notório adversário de Bolsonaro aos olhos do bolsonarismo, fez uma sentença dizendo que o vídeo trazia graves descontextualizações que afetariam negativamente a campanha. Isso trouxe uma estabilidade que foi muito importante. Eles dizem que Alexandre de Moraes salvou o debate para Bolsonaro", completou.

Assista a íntegra do programa de Análise do Debate: