Topo

Pesquisadores do combate à corrupção assinam carta em apoio a Lula

Ex-presidente Lula durante participação no "Flow" - Reprodução/YouTube
Ex-presidente Lula durante participação no "Flow" Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

20/10/2022 19h04

Um grupo com 59 professores, pesquisadores e especialistas de diversas áreas, com expertise em combate à corrupção, anunciaram hoje (20) uma carta a ser divulgada amanhã (21) apoiando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições.

O documento critica o presidente Jair Bolsonaro (PL), dizendo que ele não teria compromisso na luta contra a corrupção, a não ser por retórica, e que isso seria evidenciado por sucessivos escândalos de corrupção, alianças com o centrão, suposta interferência política nos órgãos de investigação e na imposição dos sigilos que ameaçariam a transparência.

Além disso, os signatários afirmam que Bolsonaro "representa uma ameaça concreta e iminente à democracia brasileira".

A orientação de voto no petista acontece com críticas. Os especialistas dizem que farão oposição a um eventual novo governo Lula, mas com a certeza de ser uma oposição contra um governo democrático. Ainda afirmam "Expressar a convicção de que o combate à corrupção não pode ocorrer às custas da ordem democrática; a convicção de que, pelo contrário, qualquer avanço nessa matéria só será sustentável quando acompanhado pelo fortalecimento das instituições e dos valores democráticos".

A carta se torna interdisciplinar, pois os professores e pesquisadores em questão são de diferentes áreas e universidades, incluindo internacionais. As especialidades contemplam Administração, História, Ciência Política, Contabilidade, Direito e Economia. Os especialistas são de instituições como USP (Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getúlio Vargas), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Universidade de Brasília e Universidade do Estado de Santa Catarina, Faculdade de Direito da Universidade de Toronto e University College London,